A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

O Sindicato Ferroviário da Revisão e Comercial Itinerante diz que a adesão à greve é de 90%, sendo quase total em Lisboa e no Porto. Famílias em condições “indignas”, que recebam até 1.715 euros por mês, poderão pedir apoios para a reabilitação, construção ou compra de casa.

A greve dos trabalhadores ferroviários parou, esta segunda-feira, quase 100% dos comboios urbanos de Lisboa, 72% dos do Porto e regionais e 66% das ligações internacionais, indicou fonte da CP à Lusa. O Sindicato Ferroviário da Revisão e Comercial Itinerante (SFRCI) diz que a adesão é de 90% a nível nacional, sendo quase total em Lisboa e no Porto.

O Estado vai financiar até metade do custo de reabilitação das casas consideradas “indignas” às famílias em condições de precariedade que se candidatem ao 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação. No âmbito deste programa, serão também concedidos apoios ao arrendamento, à construção e à compra de casa, podendo o financiamento do Estado chegar, neste último caso, a 40% do valor do imóvel adquirido. Podem pedir ajuda as famílias que recebam até 1.715 euros por mês.

Comprar casa é cada vez mais caro, mas pode também ser um investimento de retorno elevado. Em Portugal, comprar um imóvel para colocá-lo no mercado de arrendamento dá uma rentabilidade média superior a 5%. Mas os níveis de rentabilidade podem ser superiores em algumas zonas do país, onde comprar uma habitação é muito mais barato do que no resto do país, mas onde, ao mesmo tempo, as rendas praticadas não ficam assim tão distantes dos valores cobrados a nível nacional.

A China Three Gorges deu mais um passo na oferta pública de aquisição (OPA) lançada sobre a EDP e a EDP Renováveis. Entregou o pedido de registo das duas ofertas ao regulador, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), mas não fez qualquer alteração à contrapartida que tinha apresentado. Ainda assim, em bolsa, ambas estão a disparar em bolsa, afastando-se cada vez mais do preço oferecido.

“Tempo para respirar”, dizem os analistas do Commerzbank. Os investidores recuperam o fôlego depois de uma semana que foi uma autêntica montanha russa na Zona Euro, com Espanha e Itália no olho do furacão e a atirarem os juros da dívida para níveis que começaram a preocupar. Mas a sessão desta segunda-feira marca o regresso do mercado à normalidade. Isto depois da entrevista de Merkel no fim de semana que deu um impulso ao efeito “Mercron” que está a acalmar os investidores. Juros cedem em força na periferia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião