Frank Carlucci, antigo embaixador dos EUA em Portugal, morre aos 87 anos

  • ECO
  • 4 Junho 2018

Carlucci morreu na sequência de complicações com a doença de Parkinson. Nasceu a 18 de outubro de 1930, em Scranton, Pensilvânia.

Frank C. Carlucci III, antigo secretário de Estado da Defesa dos Estados Unidos, ex-embaixador norte-americano em Portugal e antigo vice-diretor da CIA, morreu este domingo, dia 3 de junho, aos 87 anos, na sua casa no estado da Virgínia. A notícia é avançada, esta segunda-feira, pelo Washington Post.

O jornal norte-americano refere, citando uma amiga da família, que Carlucci morreu na sequência de complicações com a doença de Parkinson. Nasceu a 18 de outubro de 1930, em Scranton, Pensilvânia.

Descrito como um especialista em gestão de crises, Frank Carlucci foi o número dois da CIA no final da década de 1970. Alguns anos mais tarde, chegou a conselheiro do Governo norte-americano para assuntos de segurança, assumindo posteriormente vários cargos no Departamento de Defesa.

O Washington Post lembra ainda o papel importante que Carlucci desempenhou relativamente a Portugal. Em 1974, depois do 25 de Abril, o Governo norte-americano despediu o embaixador do país em Portugal e substituiu-o por Carlucci, incumbindo-o de impedir Portugal de se tornar no primeiro país comunista da Europa Ocidental.

O Governo dos EUA queria mesmo isolar Portugal dentro da NATO e cortar apoios que os EUA davam ao país, medidas a que Carlucci se opôs, argumentando que a democracia seria restabelecida em Portugal graças aos laços com a Europa Ocidental e à forte presença da Igreja Católica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Frank Carlucci, antigo embaixador dos EUA em Portugal, morre aos 87 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião