EUA pedem à OPEP para produzir mais petróleo

  • ECO
  • 5 Junho 2018

As preocupações com os elevados preços do petróleo levaram a administração de Trump a pedir mais produção da matéria-prima à OPEP.

Os EUA pediu à Arábia Saudita e outros países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) para aumentarem a produção da matéria-prima em um milhão de barris por dia, apurou a Bloomberg (acesso condicionado) junto de fontes próximas.

Donald Trump diz que a OPEP subiu demasiado os preços da matéria-prima, que são os mais altos dos últimos três anos, em torno dos 80 dólares por barril. E terá, por isso, pedido que a produção aumente em um milhão de barris, perspetiva que está a pesar nas cotações, levando o WTI a ceder 2%, para menos de 65 dólares. O Brent está a 73,91 dólares.

Em meados de abril, Trump já se tinha queixado sobre as elevadas cotações do petróleo através da sua rede social preferida, o Twitter. “Parece que a OPEP continua… Os preços do petróleo estão artificialmente muito altos! Não é bom e não vai ser aceite”, atirou.

A OPEP e os seus aliados têm agendada para o final de junho uma reunião onde irão debater as quotas de produção. Num encontro não oficial, no fim de semana passado, expressaram a necessidade de cooperar para conseguirem mais investimento, de forma a conseguir um fornecimento estável de petróleo.

No mês passado, a Arábia Saudita e a Rússia propuseram um aumento gradual na produção de petróleo, e o ministro saudita do petróleo, Khalid Al-Falih, reiterou que era provável que o grupo aumentasse a produção.

O secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, disse que Washington “teve várias conversas com diversos partidos sobre outros partidos que estariam dispostos a aumentar o abastecimento de petróleo para compensar” o impacto das sanções americanas ao petróleo iraniano.

As sanções nas exportações de petróleo do Irão já retiraram cerca de um milhão de barris por dia dos mercados globais. O colapso da indústria de energia da Venezuela também tem afetado a oferta da matéria-prima no mercado, puxando pelos preços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA pedem à OPEP para produzir mais petróleo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião