Palhinhas de papel? Resposta das cadeias de comida rápida às medidas da UE contra o plástico
McDonald's está a testar algumas hipóteses, mais amigas do ambiente, como palhinhas de papel, copos de vidro ou o uso de recipientes do cliente, como resposta à luta da UE contra o plástico.
Depois de apresentadas as medidas da União Europeia para combater o excesso de plástico, algumas cadeias de fast food já começam a pensar em criar formas alternativas ao uso de materiais de plástico.
No McDonald’s, apesar de ainda ser comum a palhinha plástica no copo da bebida, já se começam fazer novas experiências. Bélgica e Reino Unido são os países pioneiros das palhinhas de papel, em alternativa às tradicionais de plástico, que são um dos objetos mais encontrados nas praias e nos oceanos e, por isso, um dos principais objetos a eliminar.
Já nos restaurantes da Alemanha, a experiência passa por substituir os copos de papel por copos de vidro ou porcelana para servir as bebidas quentes. “Desde o final de 2016 que os clientes podem também comprar café com 10% de desconto, caso tragam o seu próprio copo”, segundo disse uma porta-voz do McDonald’s ao Business Insider.
Desde o final do passado mês de abril, uma franquia na cidade alemã de Augsburg também participa do sistema Recup, no qual os copos podem ser reutilizados ou entregues a outros parceiros da Recup.
A empresa norte-americana quer reduzir o uso de plástico, não só na União Europeia, mas em todo o mundo. “A proposta de diretiva da Comissão Europeia vai ao encontro dos nossos próprios objetivos de aumentar as taxas de reciclagem e reduzir as embalagens em geral e os plásticos em particular”, acrescentou a porta-voz.
O restaurante de sandes, Subway, também está preocupado com a otimização das suas embalagens, bandejas e guardanapos. “Temos a responsabilidade de minimizar os recursos que consumimos, os resíduos que geramos e o impacto geral que estamos a ter no meio ambiente”, disse um porta-voz da empresa ao Business Insider. Para já, sacos e caixas totalmente recicladas é uma das propostas da Subway.
O concorrente do McDonald’s, Burger King, ainda não se pronunciou sobre as mudanças que serão implementadas para apoiar a luta contra o plástico. No entanto, os clientes continuam a utilizar os habituais objetos de plástico. As medidas da UE são muito duras, principalmente com os plásticos de uma só utilização, o que significa que, dentro de alguns meses, palhinhas, paus de balões, tampas de copos e talheres de plástico serão proibidos, ou pelo menos repensados.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Palhinhas de papel? Resposta das cadeias de comida rápida às medidas da UE contra o plástico
{{ noCommentsLabel }}