Primeira casa em 3D concluída este ano em Eindhoven

Uma universidade holandesa pretende imprimir cinco casas através do 3D, que poderão ser alugadas ou compradas. A primeira estará pronta a habitar no próximo ano.

A Universidade de Tecnologia de Eindhoven anunciou a impressão de um conjunto de casas em 3D, que ficarão concluídas ainda este ano. De acordo com a equipa responsável, estas habitações ficarão disponíveis para arrendamento ou para compra, e estarão prontas a habituar em meados do próximo ano, de acordo com a revista Dezeen (conteúdo em inglês).

Descrita em muitos meios de comunicação como uma “novidade mundial”, a universidade holandesa deverá imprimir cinco casas com recurso ao 3D nos próximos cinco anos. “O projeto é o primeiro de habitação comercial no mundo à base da impressão 3D”, disse a equipa responsável. “As casas estarão todas ocupadas e vão preencher vários requisitos modernos de conforto. As vendas serão intermediadas por uma empresa imobiliária“.

A primeira casa a ficar concluída terá apenas um andar com três quartos de 95 metros quadrados, de acordo com o Idealista News (conteúdo em inglês). As próximas habitações a serem impressas terão formas irregulares para criar um “desenho errático na paisagem verde”, e ficarão localizadas a oeste do centro da cidade de Eindhoven, próximas do aeroporto. “A forma irregular dos edifícios pode ser conseguida através de uma das principais características da impressão 3D: a capacidade de construir praticamente qualquer formato“, disse a universidade.

A Universidade Tecnológica de Eindhoven foi também responsável pela construção da primeira ponte em 3D, o ano passado. Em cima da mesa está ainda a ser projetada a primeira ponte de metal em 3D, localizada em Amesterdão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeira casa em 3D concluída este ano em Eindhoven

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião