Ilha em Menorca esteve oito anos à venda. Foi comprada por 3,2 milhões… com 50% de desconto

Com 58 hectares, a ilha d'en Colom tem duas praias, duas casas do século XVIII, um armazém, dois poços de água doce e uma casa de barcos.

Nas vendas imobiliárias vale tudo, até ilhas. Esta faz parte das Baleares (Espanha), mais exatamente em Menorca. Esteve à venda há oito anos e, finalmente, encontrou comprador. O valor inicial pedido pelos proprietários foi descendo ao longo do tempo, e acabou por se fixar em metade — 3,2 milhões de euros. De acordo com o El País (conteúdo em espanhol), o comprador é um magnata cubano-americano.

Situada a apenas 200 metros da costa de Menorca, em pleno Mediterrâneo, a ilha d’en Colom foi posta à venda pelos proprietários — mais de 15 –, em 2010 por mais de seis milhões de euros. No entanto, a agência Ses Moreres acabou por decretar, o ano passado, que não havia interessados. O preço foi revisto em baixa para 5,2 milhões de euros. Nessa altura, o anúncio tornou-se viral, recebendo 100 mil visualizações em apenas uma hora, mas não houve ninguém pronto para a adquirir, escreve o jornal espanhol.

Ilha d’en Colom, em Menorca. Vendida por 3,2 milhões de euros ao fim de oito anos

Face a esta falta de interesse, os proprietários reduziram ainda mais o valor para 3,7 milhões de euros mas, mesmo assim, continuava a não haver comprador. Até que, finalmente, a semana passada, a venda aconteceu por um total de 3,2 milhões de euros. “Até ao último momento houve duas ofertas em cima da mesa”, disse José Carrasco, diretor da Ses Moreres, citado pelo El Confidencial.

Apesar de, inicialmente, a identidade de comprador ser um mistério, a imprensa espanhola apontava o dedo a Álex Meruelo. “Só posso dizer que, para já, os novos donos ainda não têm nenhum projeto em mente para a ilha. São pessoas muito respeitadoras, ambientalistas e têm noção de que a ilha é extremamente protegida, daí o único objetivo seja serem apenas proprietários“, diziam os proprietários. Contudo, o nome acabou por ser confirmado pelo El País e por vários jornais cubanos, que noticiavam a venda à empresa Meruelo Investments, representante do empresário cubano-americano.

A propriedade, com 58 hectares, foi comprada em 1904 por Antonio Roca Várez por um total de 7.850 pesetas, cerca de 47 euros. Desde aí, a área foi sendo vendida em partes, alcançando os 16 proprietários atuais, incluindo três cidadãos franceses. Contempla duas praias de areia branca — Tamarindos e Arenal d’en Morro — e ainda duas casas inseridas num pinhal, de acordo com o Diário Imobiliário. Uma delas, construída no século XVIII, tem 100 m2 e seis quartos. A outra, um anexo em madeira, conta com dois quartos, cozinha, sala e casa de banho.

A ilha conta ainda com um armazém de 30 metros quadrados, um estábulo, uma casa de barcos na praia e ainda dois poços de água doce. Em tempos, chegou-se a extrair cobre e chumbo daquele território.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ilha em Menorca esteve oito anos à venda. Foi comprada por 3,2 milhões… com 50% de desconto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião