Portugueses queixam-se mais dos serviços públicos. Reclamações aumentam 40%

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 8 Junho 2018

Portal da Queixa registou um aumento de 40% nas reclamações dirigidas a serviços públicos entre janeiro e maio. Só a Segurança Social foi alvo de 881 reclamações.

Nos primeiros cinco meses do ano, o Portal da Queixa registou um aumento de 40% nas reclamações dirigidas a serviços públicos. Segurança Social, Serviço Nacional de Saúde (SNS) e Centro Nacional de Pensões são os organismos públicos com maior nível de reclamações em 2018.

Só entre janeiro e maio, foram dirigidas 881 reclamações relativas à Segurança Social, indica informação publicada no site. Já o SNS contou com 273 reclamações, sobretudo relacionadas com falhas no atendimento. Em terceiro lugar surge o Centro Nacional de Pensões, com 264 reclamações. Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), Autoridade Tributária e Aduaneira e Ministério da Educação e Ciência são as entidades que se seguem.

Embora a Câmara Municipal de Oeiras surja em 12º lugar, esta autarquia está em destaque por registar uma subida de 280%, para 38, no número de queixas, comparando com 2017. As 115 queixas relativas ao Instituto dos Registos e Notariado (IRN) representam uma subida de 219% e as 179 reclamações contra o IMT implicam um crescimento de 198%. Ainda assim, o IMT surge como a entidade em destaque no que toca à resolução de reclamações junto dos consumidores, já depois da publicação no Portal da Queixa. Segue-se o Ministério da Educação e da Ciência e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Já entre as entidades que mais responderam aos consumidores estão as Câmaras e Lisboa e de Vila Nova de Gaia, que deram resposta a todas as reclamações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses queixam-se mais dos serviços públicos. Reclamações aumentam 40%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião