5 coisas que vão marcar o dia

  • Rita Atalaia
  • 11 Junho 2018

As ações da EDP vão estar em foco depois de a administração ter dito que o preço da OPA da CTG é baixo. Isto no mesmo dia em que Lisboa recebe o presidente do Mecanismo Europeu de Estabilidade.

A EDP já reagiu à OPA lançada pela China Three Gorges, considerando que o preço é baixo. Uma decisão que poderá ter impacto nas ações da elétrica nesta primeira sessão da semana, dia em que os investidores reagirão também ao resultado da reunião do G7 em que se intensificou a tensão entre os EUA e os restantes países. Há também uma conferência sobre o futuro do Mecanismo Europeu de Estabilidade e prosseguem as celebrações do 10 de junho, agora nos EUA.

EDP volta a dizer que a contrapartida da OPA da CTG é baixa

O Conselho de Administração Executivo da EDP considera que a oferta pública de aquisição (OPA) da China Three Gorges (CTG) pela totalidade da capital da empresa a 3,26 euros por ação não reflete o valor da empresa, nem incorpora um prémio de controlo da gestão. A EDP quer mais, assim como os investidores. Na bolsa, as ações da elétrica continuam a negociar acima do valor proposto desde o anúncio da OPA. Será importante estar atento a como reagem os títulos agora que os acionistas contam com a argumentação da gestão para um valor superior.

Centeno e Regling discutem Mecanismo Europeu de Estabilidade

A Fundação Calouste Gulbenkian realiza esta segunda-feira uma conferência sobre o “Futuro do Mecanismo Europeu de Estabilidade”. Este evento vai contar com a participação do presidente do Mecanismo Europeu de Estabilidade, Klaus Regling, mas também com Mário Centeno, ministro das Finanças de Portugal, enquanto presidente do Eurogrupo.

Investidores atentos à guerra comercial

Os sete países mais ricos do mundo estiveram reunidos durante o fim de semana num encontro tenso, marcado pela guerra comercial entre os EUA e os restantes membros do G7. No relatório final, ficou expresso o compromisso de se fazer “um esforço” para “reduzir” as barreiras tributárias e não tributárias, como forma de promover um comércio mais livre e aberto. No entanto, Donald Trump, presidente dos EUA, chumbou o comunicado, uma decisão que poderá ter impacto nos mercados financeiros neste arranque de semana.

Gasolina e gasóleo voltam a descer

Os preços dos combustíveis vão voltar a baixar a partir desta segunda-feira, depois de já terem registado uma ligeira redução na semana passada. Tanto a gasolina como o gasóleo vão ficar dois cêntimos por litro mais baratos, segundo dados de fonte oficial do setor energético avançados ao ECO. Este alívio começou a sentir-se depois de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e a Rússia terem anunciado que estão preparadas para aumentar a produção.

António Costa comemora Dia de Portugal nos EUA

As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10 de junho), arrancaram em Ponta Delgada no domingo. E continuam esta segunda-feira em território norte-americano. Para além de Boston, onde se assinalou o dia, o Presidente da República e primeiro-ministro vão deslocar-se ao Estado da Califórnia e a Newark onde manterá encontros com a comunidade portuguesa. Na mesma deslocação estão previstos vários encontros de caráter económico e político.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião