Páscoa em março faz abrandar atividade hoteleira em abril

Estabelecimentos hoteleiros tiveram 1,8 milhões de hóspedes em abril deste ano, menos 5,4% do que no mês anterior. O número de dormidas chegou aos 4,7 milhões.

A atividade hoteleira em Portugal registou um ligeiro abrandamento desde o início do ano, em termos acumulados, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística. “Os estabelecimentos hoteleiros e similares registaram 1,8 milhões de hóspedes e 4,7 milhões de dormidas em abril de 2018, correspondendo a variações de -5,4% e -8,4% (+11,7% e +9,9% em março, respetivamente)”, explica o INE em comunicado.

De acordo com os dados do INE, as dormidas de residentes diminuíram 9,3% enquanto as dos não residentes recuaram 8,0%, contrastando com os crescimentos registados em março (+15,4% e +8,0%, respetivamente). A estada média (2,62 noites) reduziu-se 3,1% (-2,9% no caso dos residentes e -3,5% nos não residentes). A taxa líquida de ocupação-cama (49,9%) recuou 4,7 p.p.

Além do número de dormidas, também os proveitos abrandaram para um crescimento de 2,0% (+17,5% no mês precedente), tendo atingido 276,7 milhões de euros. No total, as receitas atingiram 199,9 milhões de euros e aumentaram 2,1% (+21,2% em março). De acordo com o INE, os resultados deste quadrimestre foram influenciados pelo efeito do período da Páscoa no calendário uma vez que “em 2018 esta época impulsionou as dormidas na hotelaria essencialmente no mês de março”. Refira-se que, no conjunto dos meses de março e abril, as dormidas registaram uma ligeira diminuição de 0,8% (+0,8% no que respeita a residentes e -1,4% relativamente a não residentes).

No que toca a países de origem dos hóspedes, os principais mercados emissores representaram 82,9% das dormidas de não residentes: os primeiros da lista, do Reino Unido, recuaram 8,9% sendo que, no primeiro quadrimestre do ano, o mercado reduziu-se em 7%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Páscoa em março faz abrandar atividade hoteleira em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião