Bundesbank corta previsões de crescimento alemão para este ano

Banco central alemão revêm em baixa previsões de crescimento da maior economia da zona euro para 2%. Um abrandamento de cinco décimas que será acompanhado de mais inflação.

O banco central da Alemanha cortou esta sexta-feira as suas previsões relativas ao ritmo de crescimento da maior economia da zona euro este ano. O aumento das “incertezas” levou o Bundesbank a rever em baixa o crescimento da Alemanha para 2%, contra os anteriores 2,5% avançados nas previsões de dezembro.

“A incerteza em torno as perspetivas para a economia alemã é consideravelmente maior do que era”, disse o presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, num comunicado, citado pela Reuters.

A incerteza em torno as perspetivas para a economia alemã é consideravelmente maior do que era.

Jens Weidmann

Presidente do Bundesbank

Por outro lado, o banco central optou por rever em alta as previsões de crescimento para 2019 de 1,7% para 1,9%.

Apesar de a economia desacelerar 0,5 pontos percentuais este ano, esse desempenho será acompanhado de uma aceleração da inflação. De acordo com o Bundesbank, a taxa de inflação este ano será de 1,8%, uma revisão em alta de 0,2 pontos percentuais, e para 2019 deverá manter-se em 1,7%. Ainda assim, o banco central aponta para que a inflação subjacente caminhe para os 2%.

Estas previsões do Bundesbank vão ao encontro do que foi assinalado quinta-feira pelo Banco Central Europeu: um crescimento menos robusto, em termos gerais, mas uma atualização dos valores da inflação. Para os analistas, esta revisão em baixa não é exatamente inesperada, já que as previsões iniciais eram tidas como ligeiramente otimistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bundesbank corta previsões de crescimento alemão para este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião