Vieira da Silva duvida de “que alguém de esquerda se oponha a correções progressistas”

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 18 Junho 2018

Vieira da Silva diz ter dúvidas de que "alguém de esquerda se oponha a correções progressistas, democráticas, de valorização do trabalho" e do "diálogo social".

Vieira da Silva, ministro do Trabalho, vinca que o acordo laboral alcançado em concertação social abarca a revisão de algumas normas “num sentido claramente progressista, de correção de desequilíbrios”. E diz ter dúvidas que alguém “de esquerda” se oponha a isso.

“Eu tenho muitas dúvidas de que alguém de esquerda se oponha a correções progressistas, democráticas, de valorização do trabalho, de valorização da democracia no local de trabalho, de valorização do diálogo social, que isso possa ser interpretado como uma aproximação a outra qualquer coligação, a outro qualquer arranjo eleitoral”, afirmou Vieira da Silva em entrevista na Edição da Noite da Sic Notícias.

Foi esta a resposta do governante quando questionado sobre a leitura que seria dada se o acordo agora assinado com patrões e UGT acabasse por ter o apoio, por exemplo, do PSD. Vieira da Silva também recordou que, em várias ocasiões, já existiram “maiorias no Parlamento de diferente tipo”. E disse ainda que compreenderia que outros partidos tivessem em conta, na hora de votar a proposta, a existência de um acordo entre parceiros sociais.

Na concertação social, o Governo conseguiu chegar a um compromisso com as quatro confederações patronais e a UGT, ficando a CGTP fora de um acordo. Mas as medidas ainda têm de passar pelo Parlamento, e os partidos mais à esquerda já deixaram críticas. E também o PS já avisou que vai apresentar propostas de alteração às medidas do Governo, para que sejam “clarificadas” e “melhoradas”.

Ainda durante a entrevista, Vieira da Silva também recordou que as medidas em causa são sobretudo de regulação do mercado de trabalho e não de natureza orçamental. Quando questionado sobre eventuais dificuldades que este acordo poderia trazer às negociações em torno do Orçamento do Estado, o ministro indicou que poderá haver alguma incidência orçamental no âmbito de medidas ligadas ao reforço da administração do trabalho, que está “fragilizada” e tem “poucos quadros”, o que dificulta a fiscalização e a aplicação das leis. Mas “creio que nessa dimensão não há o risco de haver aqui uma contaminação negativa nas questões orçamentais”, salientou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vieira da Silva duvida de “que alguém de esquerda se oponha a correções progressistas”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião