Crescimento económico da zona euro recuperou ligeiramente

  • Lusa
  • 22 Junho 2018

A Markit avançou que o crescimento económico da zona euro, em junho, foi proporcionado pelo melhor comportamento da atividade comercial dos serviços.

O crescimento económico da zona euro recuperou ligeiramente em junho graças ao melhor comportamento da atividade comercial dos serviços, anunciou esta sexta-feira a Markit.

A estimativa do Índice PMI (Purchasing Managers’ Index) composto da atividade total da zona euro da Markit subiu para 54,8 pontos, contra 54,1 pontos em maio, o nível mais baixo dos últimos 18 meses e quando acumulou quatro meses consecutivos de quedas.

A melhoria do índice em junho foi impulsionada pela melhoria do crescimento da atividade comercial no setor dos serviços, que alcançou a expansão mais rápida desde o último mês de fevereiro.

Em contrapartida, face a esta melhoria, o crescimento da produção industrial caiu para o nível mais baixo desde novembro de 2016.

A contratação acelerou em ambos os setores, apesar do ritmo de criação de emprego no setor industrial ter continuado abaixo dos números recordes registados no início de 2018.

Por outro lado, o indicador relativo à inflação de custos aumentou até ao segundo nível mais alto dos últimos sete anos, como consequência do alargamento dos prazos de entrega dos fornecedores, o aumento dos salários e a subida dos preços dos combustíveis.

As previsões da Markit apontam que o crescimento da atividade e do emprego da zona euro “poderia desacelerar de novo no mês de julho, exceto se a procura voltar a recuperar”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crescimento económico da zona euro recuperou ligeiramente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião