Inflação na zona euro voltou a subir. Está em 1,9%

  • Lusa e ECO
  • 15 Junho 2018

A inflação na zona euro voltou a subir em maio, para 1,9%. O valor está próximo da referência definida pelo BCE. Já a inflação na UE subiu para os 2%.

A taxa de inflação anual subiu em maio para os 1,9% na zona euro e os 2,0% na União Europeia (UE), segundo dados divulgados pelo Eurostat esta sexta-feira. Na zona euro, os 1,9% de inflação anual comparam-se com os 1,4% de maio de 2017 e com os 1,3% registados em abril.

Em relação ao valor apurado na zona euro, está cada vez mais próximo do benchmark definido pelo BCE, a partir do qual a instituição liderada por Mario Draghi entra em alerta.

Na UE, a subida de preços avançou para os 2,0%, depois de a inflação ter aumentado 1,6% no mês homólogo e 1,5% em abril.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, em maio, as taxas de inflação anual mais baixas foram registadas na Irlanda (0,7%) e na Grécia (0,8%) e as mais altas na Roménia (4,6%) e na Estónia (3,1%). Face a abril, a inflação recuou num Estado-membro, manteve-se estável noutro e aumentou nos restantes 26.

Em Portugal, os preços subiram 1,4% em maio, face aos 1,7% no mês homólogo e aos 0,3% em abril.

Comentários ({{ total }})

Inflação na zona euro voltou a subir. Está em 1,9%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião