Trump diz que UE é “tão má como a China” nas relações comerciais com os EUA

  • Lusa
  • 1 Julho 2018

O presidente norte-americano, em entrevista à Fox News, diz que "a UE é possivelmente tão má como a China, só que é mais pequena".

O Presidente norte-americano afirmou hoje que a União Europeia é “possivelmente tão má como a China” na sua relação comercial com os Estados Unidos, apesar de o seu país gastar “uma fortuna na NATO” para proteger os europeus.

“A UE é possivelmente tão má como a China, só que é mais pequena”, afirmou Donald Trump numa entrevista transmitida hoje pela cadeia de televisão norte-americana Fox News.

“Tratam-nos muito mal, muito injustamente (…). E apesar disso nós gastamos uma fortuna na NATO para protegê-los”, acrescentou.

Estas declarações de Trump acontecem depois de o Governo dos EUA ter anunciado nas últimas semanas taxas alfandegárias sobre importações oriundas quer da China, quer da UE. Em represália, Pequim e Bruxelas adotaram também taxas alfandegárias sobre produtos oriundos dos EUA.

A situação levou, de resto, a China e a UE a rejeitarem o protecionismo comercial de Trump, tendo mesmo proferido, a partir de Pequim, uma declaração conjunta onde afirmam estar disponíveis para evitar que essas práticas “tenham impacto na economia global” ou inclusive que resultem numa “recessão”.

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump diz que UE é “tão má como a China” nas relações comerciais com os EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião