Guerra comercial de Trump leva urso para a bolsa chinesa

Ações das principais empresas chineses perdem mais de 20% nos últimos seis meses, com os investidores bastante preocupados com o impacto da guerra comercial na economia chinesa.

A guerra comercial trouxe o urso à bolsa chinesa. Que é como quem diz, as ações chinesas perdem mais de 20% desde o máximo atingido nos últimos seis meses, com os investidores preocupados com a capacidade e resiliência da economia chinesa face à disputa no comércio com os EUA.

O Shanghai Composite Index caiu esta terça-feira 0,5% e já acumula perdas de mais de 20% desde o ponto mais alto alcançado em janeiro, entrando assim em terreno bear market. As companhias aéreas são as mais penalizadas pelos investidores, devido à depreciação da moeda chinesa que fez disparar a dívida das empresas denominada em dólares.

“O pessimismo vai continuar a crescer com muitas empresas perto do incumprimento das obrigações”, referiu Sun Jianbo, presidente da China Vision Capital, citado pela Bloomberg. “O índice de referência Shanghai Composite Index vai cair pelo menos mais 10% face ao nível atual”, acrescentou.

Pequim tem tentado travar algum desconforto dos investidores com o mercado acionista chinês. Ainda este fim de semana reduziu as exigências de capital de alguns bancos para fomentar a concessão de crédito às pequenas e médias empresas a um custo mais baixo e ajudar as empresas estatais a reestruturar as suas dívidas.

Fonte: Reuters

Com o yuan em mínimos de seis meses contra o dólar, a taxa de câmbio offshore vem perdendo força há nove dias, protagonizando o ciclo de perdas mais longo em mais de quatro anos. Perante este cenário, as dívidas contraídas na moeda americana estão a ficar mais pesadas, deixando as empresas mais perto de uma situação de default. De resto, o Governo chinês tem promovido esforços para acelerar a desalavancagem dos principais grupos económicos chineses nos últimos meses, incluindo medidas que restringem o investimento chinês fora do país.

“Os indicadores fundamentais na China estão muito maus. O mercado começou a corrigir mesmo antes de a guerra comercial ter sido desencadeada”, comenta Hao Hong, estratego da Bocom International Holdings.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guerra comercial de Trump leva urso para a bolsa chinesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião