Preços das casas sobem 6,4% no segundo trimestre. Metro quadrado já custa 1.687 euros

Embora a cidade de Lisboa tenha registado uma descida ligeira dos preços, o distrito continua a ser o mais caro, com o metro quadrado a custar 3.067 euros.

Sempre a subir. É nesse sentido que estão a evoluir os preços das casas em território nacional, com o metro quadrado a custar atualmente 1.687 euros, de acordo com o Índice de Preços Imobiliários do Idealista. Entre abril e junho deste ano, as casas ficaram 6,4% mais caras face ao primeiro trimestre, com o cenário na cidade de Lisboa a estabilizar, uma vez que os valores recuaram 0,4%.

No primeiro trimestre do ano, os preços das casas subiram 6,4% para 1.867 euros o metro quadrado, face aos 1.754 euros do primeiro trimestre. Olhando para cada região, todas assistiram a um aumento dos preços em termos trimestrais, com destaque para o Norte que presenciou um crescimento de 8%. Atrás esteve Lisboa e Algarve (ambas com 5,9%), Alentejo (4,2%), Região Autónoma da Madeira e Centro (ambas com 3,5%).

Mas, em termos de preços, Lisboa continua a ser a região onde comprar casa é mais caro. O metro quadrado está avaliado em 2.629 euros, à frente do Algarve, com 1.916 euros o metro quadrado e da Madeira, com 1.546 euros.

Se falarmos em distritos, os preços do imobiliário subiram em todos. Dos 20 analisados — contando com a Madeira e Porto Santo –, os maiores aumentos couberam a Leiria (11,8%), Porto (8,3%), Guarda (8,2%) e Viseu (6,6%). Por sua vez, Lisboa teve a menor subida: 4,9%. Contrariamente, os preços desceram em Bragança (-6,8%), Santarém (-3,1%) e Castelo Branco (-0.9%).

Mas, se falarmos em preços mais altos, o distrito de Lisboa lidera a tabela com 3.067 euros o metro quadrado, à frente de Faro (1.916 euros por metro quadrado) e do Porto (1.649 euros por metro quadrado). Já os preços mais baixos estão no distrito da Guarda (648 euros o metro quadrado), Bragança (675 euros o metro quadrado) e Castelo Branco (678 euros o metro quadrado).

Aveiro e Guarda são as cidades capitais de distrito onde os preços mais aumentaram

Os preços das casas aumentaram em 15 capitais de distrito, com Aveiro e Guarda a liderarem a tabela, ambas com 8,2%. Atrás está Évora (7,1%), Portalegre (5,6%), Beja (5,4%) e Viseu (5,2%). Por sua vez, no Porto, a subida foi de 4,3%.

Contrariando todas as tendências, na cidade de Lisboa as casas ficaram mais baratas 0,4% no segundo trimestre, o que contrasta com as subidas verificadas no primeiro trimestre (3,3%) e no último trimestre do ano passado (2,0%). Mas, ainda assim, continua a ser a capital de distrito onde é mais caro comprar casa, com o preço a rondar os 4.197 euros por metro quadrado. No Porto os valores estão fixados nos 2.544 euros por metro quadrado e no Funchal nos 1.817 euros.

Bragança é a cidade capital de distrito mais económica do país, com o metro quadrado a custar 679 euros, à frente de Castelo Branco, com 689 euros, e da Guarda, com 716 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços das casas sobem 6,4% no segundo trimestre. Metro quadrado já custa 1.687 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião