Cinco milhões da taxa turística vão ser usados na limpeza urbana

  • ECO
  • 8 Julho 2018

Santa Maria Maior, Misericórdia e Santo António são as freguesias mais pressionadas pelo turismo em Lisboa e são as que vão receber a maior parte deste reforço das verbas.

A Câmara Municipal de Lisboa vai destinar cinco milhões de euros, provenientes das receitas com a taxa turística cobrada pelas dormidas na cidade, à limpeza urbana das freguesias mais pressionadas pelo turismo. Santa Maria Maior, Misericórdia e Santo António vão receber quase metade deste montante.

A notícia é avançada, este domingo, pelo Diário de Notícias (acesso pago), que cita um relatório da Câmara de Lisboa onde se justifica a atribuição destas verbas.

Santa Maria Maior, onde ficam zonas como a Baixa, a Sé, o Castelo de São Jorge ou Alfama, vai receber 1,3 milhões. A Misericórdia, onde fica a zona do Cais do Sodré, vai receber 564 mil euros. Já Santo António, zona da Avenida da Liberdade ou do Marquês de Pombal, recebe 435 mil euros, enquanto à freguesia de Arroios serão destinados 330 mil euros para a limpeza urbana.

Santa Clara, Benfica, Carnide e Marvila são as quatro freguesias que, para já, não terão direito a qualquer reforço da verba destinada à limpeza urbana, uma vez que a Câmara conclui que não há, nestas zonas, pressão turística que justifique esse investimento.

As receitas serão distribuídas parcialmente já este ano e de forma integral em 2019. Na prática, servirão para varrer e lavar as ruas, bem como para substituir e instalar caixotes de lixo.

Os montantes a distribuir foram decididos através do cruzamento de vários dados, como o número de alojamentos locais, de hotéis e de pontos de atração turística (restaurantes, monumentos ou espaços verdes), bem como a área das freguesias. A Câmara pretende ainda que seja tido em conta o tempo de permanência dos turistas em cada local, pelo que os montantes a distribuir por cada freguesia ainda poderão sofrer ajustes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cinco milhões da taxa turística vão ser usados na limpeza urbana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião