Hoje nas notícias: Aeroporto de Lisboa e leilões de penhoras

  • ECO
  • 9 Julho 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Esta segunda-feira traz notícias de vários quadrantes. Se notícias internacionais como a libertação de Lula da Silva da prisão e a operação de resgate das crianças na Tailândia ocupam algumas das primeiras páginas, também se pode ler no Público sobre as crescentes reclamações do Aeroporto de Lisboa ou no Diário de Notícias sobre a subida das rendas. O Jornal de Negócios sublinha uma proibição do Fisco relativamente ao PPR, e o Correio da Manhã faz contas aos rendimentos dos leilões de penhoras. Saiba quais são as notícias que marcam o começo desta semana.

PPR não pode ser usado para pagar casa a pronto

O reembolso do Plano de Poupança-Reforma (PPR) não pode ser utilizado para pagar a pronto a compra de uma casa, segundo informação da Autoridade Tributária e a Aduaneira. O Fisco considera que esta utilização fica fora do âmbito previsto na lei para este tipo de instrumento, embora o PPR possa servir para pagar uma hipoteca. O esclarecimento chega com o caso concreto de um contribuinte cuja aquisição foi rejeitada pelo Fisco. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Aeroporto de Lisboa: Queixas continuam a aumentar

O número de passageiros no Aeroporto de Lisboa continua a aumentar para lá dos máximos prévios, mas a infraestrutura não tem sido alterada. Com a subida do número de passageiros chega também, assim, um aumento do número de queixas. A Autoridade Nacional de Aviação Civil divulgou que as reclamações no aeroporto já aumentaram 14%, chegando a um total de 611. Segundo, a ANA, porém, vêm já aí duas novas portas de embarque para os voos que cheguem de fora da zona Schengen. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Leilões de penhoras rendem 644 milhões

Em dois anos, desde que foi lançada a plataforma para leilões de penhoras por via eletrónica, já foram arrecadados 644 milhões de euros através deste mecanismo. O total de leilões dos tribunais chega aos 18.532, e só este ano já foram leiloados bens que chegam aos 210 milhões de euros, sejam casas, terrenos ou bens móveis. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso condicionado).

Rendas disparam 20% em Lisboa e Porto

Apenas no primeiro trimestre de 2018, as rendas no Porto e em Lisboa subiram 20%. A nível nacional, a subida foi de 13%. Os senhorios esperam tempos mais curtos para encontrar inquilinos, mostram dados da Confidencial Imobiliário, sendo apenas necessário menos de dois meses, em média, entre inquilinos, quando no passado, em 2015, a espera estava mais próxima dos cinco meses. Leia a notícia completa no Diário de Notícias.

Prisões com falta crítica de pessoal médico

As cadeias têm uma falta significativa de pessoal médico o que tem levado a uma situação de emergência, com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais a ativar um “plano de contingência”. Devido ao final dos contratos de outsourcing com empresas privadas de saúde em junho, a direção prisional viu, em julho, falhas nos seus quadros. Agora, espera-se que o Governo autorize a contratação de 125 profissionais, temporariamente, para manter os cuidados de saúde dos reclusos. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Aeroporto de Lisboa e leilões de penhoras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião