Quer investir em OTRV? Atenção, prazo termina hoje

Oferecem a remuneração mais baixa de sempre aos investidores, mas se quiser apostar na mais recente emissão de obrigações para o retalho tem apenas até às 15h00 desta terça-feira para fazê-lo.

Os investidores que pretendam apostar na mais recente emissão de obrigações para o retalho já não dispõe de muito tempo para o fazer. Esta terça-feira, às 15h00, termina o prazo de subscrição para quem pretenda participar nesta última colocação de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV).

Esta sétima emissão distingue-se das anteriores sobretudo por duas razões: o prazo é mais alargado e a remuneração também é mais baixa. O Estado aumentou para sete anos o prazo do investimento face aos cinco anos de horizonte que marcavam as anteriores emissões destas obrigações vocacionadas para os investidores do retalho. Já a remuneração foi fixada em 1%, uma taxa de juro bruta que é a mais baixa de todas as colocações já realizadas pelo Tesouro português.

A taxa de juro oferecida aproxima-se das condições do mercado, mas quando comparada com os 1,225% disponibilizados pelos Certificados do Tesouro Poupança Crescimento (CTPC) — outro produto de poupança do Estado — são menos atrativas.

Apesar disso, tal não invalida que a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) se tenha vista obrigada a elevar o montante de colocação inicialmente previsto. Este foi duplicado dos 500 milhões iniciais para mil milhões.

Quem pretenda investir nesta emissão pode fazê-lo com montantes a partir de mil euros e que podem ir até um máximo de um milhão de euros, sendo a subscrição realizada por múltiplos de mil euros. Vai contar ainda com um pagamento de juros, semestral e postecipadamente, em 23 de janeiro e 23 de julho de cada ano. Os títulos vencem em julho de 2025.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quer investir em OTRV? Atenção, prazo termina hoje

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião