UE e Japão assinam acordo de comércio livre contra protecionismo

  • Lusa
  • 17 Julho 2018

Este elimina 99% das tarifas impostas às transações entre as duas potências. As taxas aplicadas a produtos como o queijo, o vinho e a carne de porco caem.

A União Europeia (UE) e o Japão assinaram esta terça-feira, em Tóquio, um acordo de comércio livre que o presidente do Conselho Europeu considerou ser uma “mensagem clara” contra o protecionismo.

A UE e o Japão assinaram um Acordo de Associação Económica que, segundo uma declaração conjunta dos três líderes signatários, “envia uma mensagem poderosa de promoção do comércio livre, justo e regrado, e contra o protecionismo”. “Enviamos uma mensagem clara de que fazemos uma frente comum contra o protecionismo”, disse Donald Tusk, em conferência de imprensa após a assinatura do acordo.

Este elimina 99% das tarifas impostas às transações entre as duas potências. As taxas aplicadas a produtos como o queijo, o vinho e a carne de porco vão ser eliminadas, sendo que custam atualmente mil milhões de euros às empresas.

Este é o maior acordo comercial negociado pela UE e que liberaliza a maior parte das trocas comerciais com o Japão. O documento foi assinado por Donald Tusk, pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, concluindo um processo negocial que se iniciou em 2013.

Comentários ({{ total }})

UE e Japão assinam acordo de comércio livre contra protecionismo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião