CaixaBank prepara novo plano estratégico

  • ECO
  • 24 Julho 2018

Gonzalo Gortázar, presidente executivo do CaixaBank, deverá apresentar os novos objetivos para a instituição no final do ano. Crescimento e rentabilidade dão o mote, quer em Espanha, quer em Portugal.

O CaixaBank, detentor em Portugal do BPI, está a trabalhar na elaboração de um novo plano estratégico, superado que está o objetivo de alcançar os 10% do retorno do capital delineado para o período atual. O novo plano, ao que tudo indica, deverá centra-se no crescimento e na rentabilidade.

Gonzalo Gortázar, presidente executivo do CaixaBank, deverá acelerar os novos objetivos para a instituição depois do verão, para os próximos três exercícios, estando a sua apresentação agendada para o final do ano, escreve o Expansión (acesso livre/conteúdo em espanhol) esta terça-feira.

Segundo o diário espanhol, o banco liderado pela dupla Gonzalo Gortázar e Jordi Gual (presidente do conselho de administração) deverá fixar objetivos mais ambiciosos ao nível da rentabilidade e de ganhos de quota de mercado.

Já em termos de mercados estratégicos, as atenções da instituição espanhola continuam concentradas em Espanha e agora em Portugal, depois de ter adquirido o BPI, e continuar com o plano de integração da instituição nacional, bem como das atividades paralelas que o banco leva a cabo e que podem servir de desenvolvimento do negócio em Portugal.

O crescimento por aquisições está para já fora do radar do CaixaBank, com Gortázar a considerar que não estão reunidas as condições para levar a cabo aproximações a outras instituições. O banco, de resto, perdeu o primeiro lugar no ranking espanhol por volume ativos, depois de o Santander ter adquirido o Popular, mas isso parece não ser um problema para Gortázar, que prefere destacar que é o banco espanhol com a maior rede de balcões. Um plano que está a ser revisto, mas que passará sempre por manter uma presença forte no mundo rural.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CaixaBank prepara novo plano estratégico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião