5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que o Ministério da Educação se reúne com os sindicatos dos professores, Juncker encontra-se com Donald Trump. Ao mesmo tempo, três cotadas do PSI-20 prestam contas.

No dia em que o Ministério da Educação se reúne com os sindicatos dos professores, Juncker vai encontrar-se com Donald Trump em Washington. Nas empresas nacionais, é dia de três cotadas do PSI-20 prestarem contas referentes ao primeiro semestre do ano, ao mesmo tempo arrancam os dois dias de greve dos tripulantes da Ryanair, numa paralisação que afeta quatro países, incluindo Portugal. Ainda esta quarta-feira, o INE revela dados sobre as preferências turísticas dos portugueses.

Ministério da Educação e professores reúnem-se

O Ministério da Educação e os sindicatos dos professores vão reunir-se esta quarta-feira para avaliar o custo da recuperação do tempo de serviço. A reunião foi convocada para apurar os “custos reais” da recuperação na íntegra do tempo de serviço congelado destes profissionais. “Será uma única reunião, eventualmente alargada a outra, não estando prevista a criação de qualquer comissão para este efeito”, refere o comunicado da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) divulgado esta semana.

Juncker encontra-se com Donald Trump

O presidente da Comissão Europeia vai encontrar-se com o presidente norte-americano, num encontro cujo tema principal é a guerra comercial. As relações entre os Estados Unidos e a União Europeia (UE) estão bastante tensas, principalmente depois de Trump ter afirmado que a “UE é um inimigo”, levando Juncker a responder que cresceu “com a ideia ingénua de que a América e a Europa eram irmão e irmã”. Os dois representantes vão encontrar-se na Casa Branca, o que não quer dizer que as “pazes” sejam feitas.

Jerónimo Martins, EDP Renováveis e Navigator prestam contas

Esta quarta-feira, o dia será marcado pela apresentação de resultados, referentes à primeira metade do ano, de três cotadas do PSI-20. A Jerónimo Martins obteve um resultado líquido de 85 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, uma subida de 9,1% face ao período homólogo. A EDP Renováveis registou uma subida de 39% nos lucros para 94,1 milhões de euros, face aos 67,9 milhões de euros registados no primeiro trimestre do ano passado. Por sua vez, a Navigator apresentou uma subida de 49,7% nos resultados líquidos para 53,2 milhões de euros, nos primeiros três meses do ano.

Arranca greve de dois dias da Ryanair em Portugal

Começa hoje o primeiro de dois de greve dos tripulantes da companhia irlandesa, convocada em quatro países da UE — Portugal, Espanha, Itália e Bélgica. A Ryanair já confirmou ter contactado cerca de 90% dos mais de 50 mil clientes com voos marcados com partida e chegada a Portugal, oferecendo-lhes a possibilidade de solicitar o reembolso ou remarcar para outras datas. Fonte oficial da low-cost afirmou que os passageiros que não forem contactados, podem aparecer normalmente no aeroporto à hora de embarque para o voo porque este não será cancelado.

INE revela dados sobre procura turística dos residentes

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica dados referentes às preferências dos portugueses no que diz respeito ao turismo no primeiro trimestre do ano. Entre os indicadores estão incluídas viagens turísticas, visitas a familiares e amigos, deslocações por lazer ou férias, e ainda informações sobre as preferências de alojamento. No primeiro trimestre do ano passado, foram realizadas quatro milhões de deslocações turísticas, mais 6,1% do que no período homólogo, das quais 10,3% tiveram como destino locais internacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião