Portugal e Espanha no bom caminho para cumprir meta de descarbonização

  • Lusa
  • 31 Julho 2018

Os dois países estão também a desenvolver estratégias de "transição energética" para descarbonizar durante a década de 2030, em linha com os objetivos fixados pela União Europeia.

Portugal e Espanha estão bem posicionados para cumprir os objetivos de descarbonização fixados para 2020, e deverão conseguir descarbonizar o mercado da energia até 2030, refere um relatório divulgado esta terça-feira pela agência de rating Moody´s.

O documento da agência de análise de risco com o título “Mercados de eletricidade europeus: na Iberia, as políticas de descarbonização vão conduzir à evolução dos mercados de energia em 2030”, refere a evolução esperada nas energias renováveis, no aquecimento e arrefecimento e nos transportes.

“A penetração das renováveis em Espanha e Portugal permanece ligeiramente abaixo da meta de descarbonização para 2020, mas a combinação do aumento da capacidade de produção das renováveis, com o progresso nos setores do aquecimento e arrefecimento e dos transportes deverá ultrapassar” a diferença ainda existente relativamente ao objetivo, defende o vice-presidente da Moodys’s, Niel Bisset.

Os dois países estão também a desenvolver estratégias de “transição energética” para descarbonizar durante a década de 2030, em linha com os objetivos fixados pela União Europeia. “Esperamos que o mercado de energia ibérico continue a evoluir gradualmente durante a década de 2030, com o encerramento das centrais a carvão, o aumento da penetração das renováveis e as medidas para assegurar a geração de gás como backup“, explica o especialista.

A Moody´s espera uma pequena descida dos preços da energia até 2022 e refere que o crescimento das energias renováveis vai pressionar os valores no mercado, o que será compensado pela redução da capacidade das centrais a carvão que vão encerrando. Portugal fixou como meta atingir a neutralidade carbónica em 2050, ou seja, reduzir as emissões de dióxido de carbono e conseguir compensar as restantes, nomeadamente através de sumidouros, como as florestas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal e Espanha no bom caminho para cumprir meta de descarbonização

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião