Hoje nas notícias: Marcelo, arte e cobranças coercivas

  • ECO
  • 3 Agosto 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O gigante de laticínios Lactogal decidiu antecipar salários aos produtores de oito meses para cobrir os efeitos associados à quebra de compras de leite de Espanha a Portugal. A Autoridade Tributária fez crescer a sua receita através de cobrança coerciva, obtida sobretudo através de impostos diretos. Já o Público escreve esta sexta-feira que o Estado mantém 200 obras de arte do ex-BPN fechadas num cobre sem saber, por enquanto, qual o seu destino.

Autoridade Tributária reforça cobranças coercivas

A receita do Estado através de cobrança coerciva, cresceu 6,5% nos primeiros seis meses do ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado, escreve esta sexta-feira o Jornal de Negócios. A maior fatia em cobrança coerciva resultou de impostos diretos. Entre janeiro e junho o Estado cobrou de forma coerciva 436,3 milhões de euros, segundo a conta provisória divulgada em Diário da República.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Veto de Marcelo foi assessorado por sócio de escritório que tem fundos imobiliários como clientes

O projeto de lei relativo ao exercício do direito de preferência por arrendatários, vetado por Marcelo esta quarta-feira à noite, teve como assessor jurídico Miguel Nogueira de Brito, sócio da MLGTS, que tem clientes com interesses no setor imobiliário, escreve esta sexta-feira o Jornal Económico. Questionado sobre um potencial conflito de interesses, o Presidente da República garante que se tratou de uma “decisão solitária” e de um “veto político”.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso condicionado).

Estado tem 200 obras de arte do ex-BPN fechadas num cofre

Do conjunto que sobrou do caso dos Miró, o Estado – através do veículo público Parvalorem, que gere três mil milhões de ativos tóxicos do antigo BPN – mantém cerca de 200 obras de arte do ex-BPN fechadas num cofre. Entre as obras estão quadros de Souza Cardoso, Veira da Silva e Paula Rego, escreve esta sexta-feira o jornal Público. O valor das obras chega aos 3,5 milhões mas ainda aguarda “clarificação” do Governo.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Salários em Portugal são os que cresceram menos depois da troika

Os custos laborais em Portugal são mais baixos no conjunto dos países submetidos a programas de ajustamento depois da crise financeira, assegura um estudo do FMI. A notícia, publicada no Diário de Notícias, dá conta de que Grécia, Portugal, Irlanda e Espanha registaram declínio “baseado em salários mais baixos, em vez de ganhos de produtividade”. Em Portugal, os custos laborais terão caído cerca de 15% desde 2014 e, em 2017, voltaram a aumentar, mas menos de 2% em termos nominais.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Produtores pagos para desistir do negócio do leite

A Lactogal pagou oito meses de salários antecipados aos fornecedores para compensar a quebra das compras de leite de Espanha a Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, cerca de 100 produtores terão aceitado os salários. A Lactogal, composta pela Agros, Lacticoop e Proleite/Mimosa, propôs-se reduzir em 60 milhões de litros o leite recebido e pagou com antecipação aos produtores para evitar descidas de preço mas, esta semana, terá decidido pagar menos um cêntimo por litro.

Leia a notícia no Jornal de Notícias (exclusivo edição impressa).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Marcelo, arte e cobranças coercivas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião