Quem é gestor com o melhor salário em Portugal? E lá fora?

O gestor mais bem pago da bolsa portuguesa comparou o seu ordenado ao de um futebolista de um clube do meio da tabela. No ano passado ganhou 2,2 milhões de euros.

Ser CEO é um emprego bem remunerado. O presidente executivo é o funcionário que assume a liderança da empresa e as maiores responsabilidades e, ao final do mês, isso reflete-se na folha salarial. Em Portugal, na bolsa de Lisboa, já há alguns anos, que o gestor mais bem remunerado tem sido quase sempre o mesmo, António Mexia.

Em abril deste ano, foi nomeado para o seu quinto mandato consecutivo à frente da EDP. Nos 12 anos que já leva à frente da maior elétrica nacional, a empresa acumulou lucros de mais de 12 mil milhões de euros, sete mil milhões dos quais foram para os bolsos dos acionistas. Mas essa generosidade foi retribuída: entre salários e prémios, Mexia recebeu 20 milhões brutos nestes 12 anos. Usados os números mais recentes, relativos a 2017, a conta bancária de António Mexia engordou 2,2 milhões de euros:

  • 983.908 euros de remuneração fixa
  • 584.366 euros de remuneração variável
  • 720.000 euros de remuneração variável plurianual

No ranking dos gestores mais bem pagos da bolsa, António Mexia é seguido de perto por Pedro Soares dos Santos, presidente da Jerónimo Martins, dona da cadeia de supermercados Pingo Doce, e por Carlos Gomes da Silva, CEO da petrolífera Galp.

A remuneração média dos gestores das empresas cotadas foi de 900 mil euros anuais em 2017, um montante 22 vezes superior ao salário anual médio que foi pago aos restantes trabalhadores. Cada trabalhador destas empresas recebeu, em média, 39 mil euros no conjunto do ano passado, uma subida de 3,6% em relação a 2016.

Um salário de futebolista?

Como é ser um dos gestores mais bem pagos do país? A revista Sábado fez esta pergunta a António Mexia em 2016, quando o presidente da EDP levou para casa um rendimento bruto de 2,1 milhões de euros. O gestor, que gosta de futebol, respondeu assim: “No futebol, o meu salário equivale ao de um defesa direito de um clube do meio da tabela (risos). Não me considerando eu um jogador desses”.

“Se olhar para o setor, na Europa e nos Estados Unidos, o meu salário é incomparavelmente mais baixo do que o de outras empresas da mesma dimensão”, afirmou então, destacando também os lucros gerados pela empresa.

E lá fora, quem ganha mais?

De acordo com a agência Bloomberg, os valores de remunerações relativos a 2017 mostram que os gestores nos EUA realmente jogam num outro campeonato. Segundo o índice ‘Bloomberg Pay’ publicado em maio deste ano [Acesso Livre / Conteúdo em Inglês], o cofundador e CEO da Snap (dona do Snapchat) terá levado para casa 504 milhões de dólares. Evan Spiegel ocupa o lugar cimeiro no ranking das empresas norte-americanas listadas em bolsa.

Seguem-se Scott Nuttall e Joseph Bae, ambos copresidentes da empresa de private equity KKR (com remunerações de mais de 200 milhões), Elon Musk, o conhecido fundador e CEO da empresa de carros elétricos Tesla que ganhou 150 milhões de dólares e ainda o CEO Sundar Pichai que aparece na folha salarial do Google com uma remuneração anual de 144 milhões de dólares.

Quanto custa produzir uma bola de Berlim? Os portugueses bebem muita cerveja? Quanto ganha um motorista da Uber? E um presidente de junta? A quem é que Portugal deve mais dinheiro? 31 dias e 31 perguntas. Durante o verão, o ECO preparou a “Sabia que…”, uma rubrica diária para dar 31 respostas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quem é gestor com o melhor salário em Portugal? E lá fora?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião