EDP Renováveis e Galp Energia arrastam Lisboa para o vermelho

A bolsa nacional está em queda após três sessões consecutivas de ganhos. Segue as pares europeias, condicionada pelo recuo de mais de 1% da EDP Renováveis, mas também pelas perdas da Galp.

O vermelho das perdas marca o arranque da praça bolsista nacional, que acompanha o sentimento negativo das pares europeias num período marcado pelo crescendo da guerra comercial. O PSI-20 desvaloriza após três sessões de ganhos, condicionado pelo recuo de mais de 1% da EDP Renováveis, mas também pelas perdas da Galp Energia.

O PSI-20 desvaloriza 0,42%, para os 5.612,38 pontos, com a grande maioria das 18 cotadas que o compõem em terreno negativo.

A EDP Renováveis é a cotada que mais sobressai pela negativa, com as suas ações a recuarem 1,31%, para os 8,655 euros, encabeçando as quedas do índice bolsista nacional. Um pouco mais modestas são as perdas da casa-mãe EDP. As ações da elétrica liderada por António Mexia desvalorizam 0,46%, para os 3,446 euros.

Um pouco mais extensa é a desvalorização registada pela Galp Energia que é marcada por mais um dia de correção após os máximos de dez anos registados na passada terça-feira. As suas ações deslizam 0,67%, para os 17,775 euros, acompanhando o rumo negativo das cotações do petróleo nos mercados internacionais.

Em alta, apenas segue a REN, que assiste a uma valorização de 0,24%, para os 2,5 euros, das suas ações.

O sentimento negativo também atinge as restantes praças bolsistas europeias, com os investidores receosos relativamente aos últimos desenvolvimentos em torno da “guerra comercial”, mas preocupados também com a incerteza associada ao Brexit.

“No campo geopolítico as tensões entre os EUA e a China mantêm‐se na ordem do dia, com novos desenvolvimentos e constantes trocas de ameaças por parte dos dois países”, dizia o BPI no seu diário de bolsa da manhã desta quinta-feira, acrescentando ainda que “a incerteza em relação ao Brexit continua a influenciar o sentimento dos investidores no país”, lembrando que “ainda no fim de semana, o ministro britânico do Comércio, Liam Fox, comentou que as probabilidades de um hard Brexit aumentaram dos 50‐50 para 60‐40″.

(Notícia atualizada às 8h20 com mais cotações e informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis e Galp Energia arrastam Lisboa para o vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião