Novo conselho de supervisão vai decidir taxas a cobrar

  • ECO
  • 9 Agosto 2018

Os banco, seguradoras e empresas cotadas terão de financiar o novo organismo de coordenação dos reguladores do sistema financeiro. O valor das taxas será decidido pelo conselho de supervisão.

A futura entidade que vai coordenar os supervisores financeiros — Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Banco de Portugal (BdP) e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) — vai ter autonomia para decidir as taxas a cobrar para se financiar, bem como a dimensão total da sua estrutura. A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios (acesso pago) que dá conta ainda de que serão os próprios supervisionados a financiar esta nova entidade.

O jornal cita a ideia que consta no diploma que está a ser preparado para a reforma da supervisão financeira, explicando que a nova entidade de supervisão que vai evoluir do atual organismo de coordenação dos supervisores, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), passará a ter uma estrutura com personalidade jurídica, orçamento de funcionamento, e financiamento.

Da versão do diploma enviada para consulta constará então que sejam as entidades supervisionadas a acarretarem os custos de financiamento da nova entidade de supervisão. Ou seja, os próprios bancos, seguradoras e empresas cotadas.

A proposta inicial do grupo de trabalho elaborada por Carlos Tavares previa que fossem os próprios supervisores a acarretarem esses encargos, algo que terá desagradado às entidades em causa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo conselho de supervisão vai decidir taxas a cobrar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião