EDP segura bolsa de Lisboa. Europa cai, dólar também… por causa de Trump

A Europa está a negociar em terreno negativo, mas Lisboa consegue contrariar a tendência graças à valorização do setor energético. O petróleo sobe nos EUA, já o dólar cai com Trump.

Lisboa arrancou a sessão em alta. A bolsa nacional está a contrariar a tendência negativa das restantes praças europeias, beneficiando do comportamento positivo da EDP. A energia destaca-se numa sessão positiva para o petróleo, mas que está a ser de queda para a moeda norte-americana após as críticas de Donald Trump à Fed.

O PSI-20 arrancou a sessão a ganhar 0,03%, mas segue a valorizar 0,14% para os 5.486,29 pontos. Está a acentuar ganhos numa altura em que as restantes praças do Velho Continente negoceiam em terreno negativo. As quedas variam entre os 0,1% e os 0,2%, estando o Stoxx 600, índice de referência da região, a cair 0,21%.

A permitir à praça portuguesa contrariar a tendência está, essencialmente, a EDP. A elétrica liderada por António Mexia soma 0,5% para os 3,399 euros, mantendo-se bem acima da OPA da China Three Gorges. Enquanto a EDP Renováveis cai cerca de 0,5%, a Galp Energia soma 0,46% para cotar nos 17,43 euros por ação.

A puxar pela energia está a subida dos preços do petróleo nos mercados internacionais, valorização que acontece numa altura em que o dólar, a moeda em que a matéria-prima é transacionada, está a perder valor face às restantes divisas mundiais. “Não, não estou entusiasmado com a subida de juros da Fed. Não estou entusiasmado”, disse Trump à Reuters, declarações que pesam na nota verde. O euro sobe 0,3% para 1,1514 dólares.

Nos ganhos, destaque também para a Semapa, que soma 1,09% enquanto a Navigator recua. Os CTT lideram as subidas em Lisboa com uma valorização de 1,46% para 3,332 euros, renovando máximos de março. No extremo oposto, nota para as quedas de quase 3% da Ramada e de mais de 1% da Pharol num dia em que a Sonae recua 0,1%.

(Notícia atualizada ás 8h15 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP segura bolsa de Lisboa. Europa cai, dólar também… por causa de Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião