Emigrantes que regressem vão ter desconto de 50% no IRS

  • ECO
  • 25 Agosto 2018

O Governo quer atrair os jovens qualificados a regressarem a Portugal. Quem o fizer, passará a pagar apenas metade do IRS durante um período entre três a cinco anos.

Foram muitos os portugueses que saíram do país durante os anos da troika. Nomeadamente jovens qualificados. Para tentar que regressem, o Governo vai incluir no Orçamento do Estado para 2019 um desconto de 50% no IRS, mas também permitir a dedução de custos de instalação, como a viagem de regresso e as despesas com habitação.

De acordo com o Expresso (acesso pago), para tentar aliciar os muitos milhares de portugueses que emigraram — chegaram a ser 100 mil por ano, nos últimos anos — António Costa vai oferecer um desconto de 50% no IRS durante um período entre três a cinco anos (a janela temporal é uma das poucas questões que ainda estão aberto).

Este desconto, conta o semanário, vai acumular com a possibilidade de deduzir, também no IRS, um conjunto de custos de regresso e de instalação em Portugal. No pacote são admissíveis as despesas da viagem de regresso, custos de instalação e mesmo parte ou a totalidade dos custos com a nova habitação. Os incentivos só estarão em vigor, contudo, durante 2019 ou 2020, desde que tenha sido residente fiscal em Portugal até ao ano de 2015.

A medida visa essencialmente os jovens, mas estará acessível a toda a gente, independentemente da qualificação, idade ou nacionalidade. Isto é, se por exemplo um cidadão espanhol tiver residido em Portugal até 2014, e agora quiser regressar, terá direito a estas prerrogativas especiais, explica o Expresso. Do mesmo modo, também um emigrante português com o ensino básico que tenha ido trabalhar para a construção civil poderá aceder ao desconto fiscal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Emigrantes que regressem vão ter desconto de 50% no IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião