A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

O programa Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível recebeu luz verde do Banco Europeu de Investimento em maio de 2015 para obter um empréstimo de 25 milhões. Só foram submetidos dez projetos. Requerem um investimento bastante menor e oferecem rentabilidades através dos arrendamentos. Poderão os fundos imobiliários ser uma alternativa à compra de um imóvel?

O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) está atrasado na execução do projeto de reabilitação de casas para arrendar com renda acessível, aprovado em maio de 2015. Até agora, apenas foram submetidos dez projetos para avaliação do Banco Europeu de Investimento (BEI), o que obrigou a que fosse estendida por um ano a garantia de Estado ao empréstimo de 25 milhões que o IHRU contraiu junto do BEI.

O imobiliário nacional continua a dar cartas e a atrair cada vez mais investidores. Mas, à medida que a procura aumenta, aumentam também os preços dos ativos, tornando mais caros os investimentos. É aqui que entram os fundos de investimento imobiliário (FII), que permitem investir em imóveis com quantias bastante mais baixas. De acordo com os especialistas, a procura por este tipo de ativos tem tendência a crescer, em parte devido aos baixos retornos dos depósitos bancários.

A vice-governadora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, decidiu não se candidatar à liderança do Mecanismo Único de Supervisão, apesar de ser apontada como uma das favoritas, confirmou o ECO junto de fontes próximas da ex-eurodeputada. O cargo é o ocupado por Danièle Nouy.

A diminuição do número de carruagens e de comboios, atrasos, composições velhas, avarias frequentes, estações encerradas, falta de segurança e de investimento na ferrovia são as principais queixas de utentes de comboios em diversas linhas ferroviárias.

A Uber tem planos para focar-se mais nas bicicletas elétricas e nas scooters do que no transporte de passageiros em automóveis. A empresa tenciona continuar a crescer antes de chegar aos lucros e, em cima da mesa, está uma estratégia totalmente nova: com o aumento do trânsito, os carros da Uber não são a forma mais eficiente de mobilidade no núcleo das cidades, numa altura em que muitas já têm redes robustas de ciclovias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião