Portugal está a atrair investidores com… a água. E vêm dos EUA

A escassez de água vivida na Califórnia leva os investidores com explorações agrícolas a procurar melhores locais, destaca a Reuters. A barragem de Alqueva é a região de eleição em Portugal.

Portugal e as suas reservas de água estão a tornar-se um local atrativo para investidores, principalmente para os agricultores californianos que sofrem com a escassez deste bem. Este foi o tema escolhido para uma reportagem da agência de notícias internacional Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês).

Em destaque está o lago artificial do Alqueva, que fornece água a uma área correspondente ao tamanho da cidade norte-americana Los Angeles. A maior procura por estas terras por investidores, principalmente norte-americanos mas também de outras regiões, fez elevar os preços para o dobro nos últimos cinco anos.

Os investidores podem rivalizar com agricultores locais, mas em algumas situações também podem ajudar. Por exemplo no caso apresentado de Hélder Martins, um apicultor que ganhou mais culturas que contratam as abelhas.

A barragem de Alqueva, no AlentejoPaulo Valdivieso

A publicação relembra a viagem de António Costa aos EUA, em junho, onde o primeiro-ministro convidou os californianos a investir na região do Alqueva, que tem um clima semelhante ao que estão habituados… mas com mais água.

O convite terá funcionado. Rusty Areias, um deputado do estado norte-americano que foi convencido por Costa durante a visita, diz que Portugal “parece a Califórnia nos anos 50”, cita a Reuters. Está em conversações com o governo português relativamente a direitos de utilização das águas, e quer trazer mais americanos para o país. Areias diz que os investidores precisam de garantias de que têm água por 20 anos.

A publicação descreve os incentivos de Portugal para investidores como “empréstimos baratos” para aqueles “prontos a gastar mais de 500 mil euros e criar postos de trabalho”.

A Califórnia é a maior produtora de amêndoas, e vários dos exploradores atraídos para Portugal cultiva precisamente isso. Assim, a área de exploração deste alimento na região do Alqueva duplicou no último ano. O azeite e a fruta são outros dos produtos explorados na zona.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal está a atrair investidores com… a água. E vêm dos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião