Vista Alegre compra Cerutil por 48,5 milhões

  • Lusa
  • 31 Agosto 2018

Numa operação paralela, a Visabeira Imobiliária comprou a Vista Alegre Participações por 21,7 milhões de euros.

A Vista Alegre comprou a sociedade de cerâmicas utilitárias Cerutil, dona da Bordalgest, ao grupo Visabeira, por 48,5 milhões de euros, comunicou a empresa ao mercado esta sexta-feira.

“A Vista Alegre Atlantis informa que […] o Conselho de Administração deliberou a aquisição à sociedade grupo Visabeira da totalidade do capital social da sociedade Cerutil – Cerâmicas Utilitárias, sociedade esta que detém a totalidade do capital social da Bordalgest, a qual, por sua vez, detém 83,99% do capital social da sociedade Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro, pelo preço global de 48.500.000 euros”, lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Adicionalmente, foi deliberada a “alienação da totalidade do capital social” da Vista Alegre Participações à sociedade Visabeira Imobiliária por 21,7 milhões de euros euros.

“A empresa é exclusivamente detentora de diversos imóveis extra-exploração, que se encontram valorizados ao justo valor dos capitais próprios”, referiu.

De acordo com a informação remetida ao mercado, a Cerutil é detentora de uma unidade fabril especializada na produção de loiça de mesa e de forno, “tendo em 2017 comemorado 25 anos de existência, ano em que iniciou um novo ciclo de investimento, com um novo projeto de ampliação da sua capacidade produtiva e introdução de produtos inovadores, sendo a sua produção destinada ao mercado externo”.

Por sua vez, a Bordalo Pinheiro, dona da marca Bordallo Pinheiro e da fábrica de faianças artísticas Bordallo Pinheiro, vai concluir “até ao final do ano o investimento na ampliação e modernização da fábrica, para aumentar a capacidade de produção em cerca de 70%, dando assim resposta às solicitações” do mercado.

Estas operações reforçam o posicionamento da Vista Alegre como líder no setor, conferindo ao grupo Vista Alegre maior dimensão e diversificação, e detenção da marca centenária Bordallo Pinheiro”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vista Alegre compra Cerutil por 48,5 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião