Bolsa de Lisboa renova mínimos. Já são oito sessões consecutivas em queda

Lisboa está novamente em queda. Segue a tendência negativa da Europa, renovando mínimos do ano. Está a viver o maior ciclo de perdas desde 2015.

Lisboa soma e segue… nas quedas. Pela oitava sessão consecutiva, a praça portuguesa está a perder valor, acompanhando o que acontece nos restantes mercados europeus perante a tensão nos emergentes. A penalizar a praça nacional, que renova mínimos do ano, estão os títulos do setor do retalho.

O PSI-20 arrancou a sessão a cair 0,34%, mas a tendência negativa acentuou-se. Está a perder mais de 0,5%, recuando para os 5.266,18 pontos, o nível mais baixo desde novembro, de acordo com os dados da Reuters. Caso encerre a sessão desta quinta-feira em queda, igualará o ciclo de quedas registado no final de 2015.

Lá fora, a tendência é idêntica. As principais praças europeias continuam a perder valor, pressionadas pela tensão em torno dos mercados emergentes que veem as suas divisas afundar. Também a guerra comercial continua a pesar no sentimento dos investidores que levam, assim, o Stoxx 600 a perder 0,36%.

Lisboa com maior ciclo de quedas desde 2015

A pressionar a bolsa nacional num dia em que a grande maioria das cotadas recua, está a Jerónimo Martins. A retalhista perde 0,88% para os 12,325 euros, enquanto a Sonae recua 1,7% para cotar nos 89,5 cêntimos. A Sonae Capital lidera as descidas ao perder 3,63%.

A EDP recua 0,45% para 3,29 euros, já a EDP Renováveis, que arrancou a sessão com uma queda de 1%, inverteu a tendência, seguindo a valorizar 0,42% para os 8,385 euros. A Galp Energia, por seu lado, perde 0,33% no dia em que o Kepler Cheuvreux reviu a recomendação de “manter” para “reduzir”, mas elevou o preço-alvo para 16,5 euros. Os títulos estão a cotar nos 16,78 euros.

O BCP também ajuda à descida, perdendo 0,28% para 24,96 cêntimos, enquanto a Navigator destaca-se do lado dos ganhos ao somar 0,43% para 4,19 euros. Está, a par da empresa liderada por Manso Neto, a impedir uma descida ainda mais expressiva do principal índice da bolsa nacional.

(Notícia atualizada às 8h21 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa de Lisboa renova mínimos. Já são oito sessões consecutivas em queda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião