Hoje nas notícias: energia, precários, descongelamentos

  • ECO
  • 18 Setembro 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A subida do preço da eletricidade, os atrasos na integração de precários no Estado e no descongelamento de carreiras e a venda de quase metade do capital da SIBS são alguns dos temas que fazem manchetes na imprensa nacional esta terça-feira. Conheça os temas que estão a marcar a atualidade.

Alta do preço da energia com impacto na conta da luz

As empresas portuguesas já começam a sentir os preços altos da energia, numa altura em que o custo da eletricidade no mercado ibérico tem atingido valores recorde. Desde janeiro, o preço dos contratos futuros para entrega de eletricidade no ano que vem aumentou 60%, uma subida que teve especial incidência a partir de maio. A subida tem vindo a ser incorporada pelos clientes empresariais, mas é cada vez mais provável que chegue à fatura da luz dos clientes domésticos já em 2019, se a tendência se mantiver. Entre as razões da subida estão as condições climáticas (menos chuva e vento), a subida dos preços do petróleo nos mercados internacionais e o custo cada vez mais elevado do dióxido de carbono.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Integração de precários no Estado derrapa para 2019

O programa que visa a integração de trabalhadores precários no Estado só deverá ser concluído no próximo ano. O documento das Grandes Opções do Plano (GOP), o Governo reconhece atrasos no chamado Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários da Administração Pública (PREVPAP), pelo que o processo continuará “em execução em 2019”. Vieira da Silva, ministro do Trabalho, tinha sido um dos ministros a assumir o “compromisso” de concluir as integrações até ao final de 2018. As GOP foram enviadas esta sexta-feira ao Conselho Económico e Social.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Milhares de funcionários públicos ainda não vão receber descongelamento

É este mês que começa a segunda fase do descongelamento das carreiras no setor público, mas milhares de trabalhadores do Estado ainda vão receber o mesmo que recebiam no início do ano. Segundo fontes sindicais, estes trabalhadores ainda não estão a receber o acréscimo salarial a que têm direito com o descongelamento e, só entre os enfermeiros, contam-se cerca de 30 mil profissionais nesta situação, segundo dados do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. Os funcionários públicos que ainda não viram refletido no salário os efeitos desta medida deverão receber os aumentos com retroativos.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

SIBS avança com venda de até 49% do capital

A SIBS tenciona alienar quase metade do capital e continua à procura de um parceiro institucional estratégico que assuma uma posição minoritária de 49% na gestora da rede Multibanco. Deverão surgir novidades sobre o processo ainda no decorrer deste ano, num negócio que está a ser assessorado pelo Deutsche Bank. Atualmente, está em curso uma consulta ao mercado. A empresa tem vindo a implementar uma estratégia de crescimento internacional, enquanto lança novas infraestruturas de pagamento e caixas ATM no país, como resposta ao aumento do turismo.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Governo quer ter dentistas em todos os concelhos até 2020

O Governo lança esta terça-feira um novo programa público de saúde oral em Portugal. Entre outras coisas, a medida prevê que todos os concelhos tenham dentistas até 2020. Apesar de excluir as próteses e os implantes dentários, este é um tipo de programa raro no Serviço Nacional de Saúde português.

Leia a notícia completa no Público (versão impressa, link indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: energia, precários, descongelamentos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião