Trump sugere muro no Sahara para travar migração para a Europa

  • ECO
  • 20 Setembro 2018

O presidente norte-americano sugeriu ao ministro dos Negócios Estrangeiros que construísse um muro no Sahara para travar a imigração, uma ideia que não merece aprovação.

Donald Trump sugeriu ao ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol uma solução semelhante à que pretende para o seu próprio país para travar os fluxos migratórios. O presidente norte-americano acredita que a construção de um muro de quase cinco mil quilómetros no deserto do Sahara seria a solução ideal para acabar com a crise migratória em Espanha.

A ideia partilhada por Trump foi transmitida pelo próprio ministro espanhol, Josep Borrell, durante um almoço que decorreu em Madrid na terça-feira, segundo relata o El País. Estendendo-se por quase todo o Norte de África, o Sahara tem uma extensão de mais de 4.800 quilómetros de este a oeste.

A sugestão não merece, contudo, acolhimento por parte do governante espanhol, não pela dimensão que o muro teria de ter, mas pelo que estaria em causa.

Fechar os portos não é solução, tal como não é solução construir um muro ao longo do Sahara, como o presidente Trump me sugeriu recentemente“, disse Borrell, sem especificar o contexto em que o presidente norte-americano terá feito esta sugestão.

Recorde-se que Donald Trump mantém a intenção de construir um muro a separar a fronteira dos Estados Unidos com o México, com o objetivo de acabar com a imigração ilegal de mexicanos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump sugere muro no Sahara para travar migração para a Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião