Poupança das famílias regista segunda taxa mais baixa de sempre

A taxa de poupança das famílias diminuiu para 4,4% do rendimento disponível no ano terminado no segundo trimestre do ano, atingindo o segundo valor mais baixo de sempre.

A taxa de poupança das famílias diminuiu para 4,4% do rendimento disponível no ano terminado no segundo trimestre, atingindo o segundo valor mais baixo de sempre, mostram os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Como se pode observar, a taxa de poupança das famílias diminuiu para 4,4% do rendimento disponível, menos 0,2 p.p. que no trimestre anterior“, indica o gabinete de estatísticas. “Este decréscimo resultou de um aumento do rendimento disponível inferior ao da despesa de consumo final (taxas de variação de 0,7% e 0,9%, respetivamente)”, acrescenta ainda. Ou seja, os rendimentos dos portugueses subiram mas os gastos com consumo subiram ainda mais no último ano.

Trata-se do segundo valor mais baixo desde 1999, quando se inicia a atual série do INE relativamente às Contas Trimestrais por Setor Institucional. A taxa mais baixa de sempre foi registada no terceiro trimestre do ano passado, quando o nível de poupança ficou-se nos 4,0% do rendimento disponível das famílias.

Famílias poupam menos

Fonte: INE

De acordo com o INE, o rendimento disponível das famílias subiu sobretudo por causa do aumento das remunerações recebidas, “que registaram um acréscimo de 1% no segundo trimestre de 2018 após um aumento de 0,9% observado no trimestre anterior”.

“Contudo, o saldo positivo dos rendimentos de propriedade registou uma diminuição de 2,2% no segundo trimestre de 2018, contribuindo para a desaceleração do rendimento disponível. Os rendimentos de propriedade recebidos e pagos apresentaram taxas de variação de -1,8% e 3,8%, respetivamente”, revela o gabinete de estatísticas.

(Notícia atualizada às 11h56)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Poupança das famílias regista segunda taxa mais baixa de sempre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião