Aston Martin derrapa na estreia em bolsa. Cai 5% em Londres
As ações da fabricante de carros de luxo estrearam-se em bolsa com uma queda acentuada. Foram compradas a 19 libras pelos investidores no IPO, valem agora 18.
Muito pouco luxuosa. É desta forma que se poderá classificar a estreia em bolsa da Aston Martin. As ações da fabricante do carro favorito do James Bond começaram a ser negociadas, nesta quarta-feira, no mercado bolsista londrino em queda. Estão a derrapar mais de 6%.
As ações vendidas na oferta pública Inicial (IPO, na sigla inglesa) foram colocadas esta quarta-feira no mercado, depois de os investidores terem aceitado pagar um preço unitário de 19 libras (21,36 euros), para ficarem com uma fatia dos 25% do capital da Aston Martin. Este preço atribuiu à Aston Martin um valor de mercado de cerca de 4,3 mil milhões de libras (4,83 mil milhões de euros).
Contudo, o mercado parece querer atribuir um valor mais baixo à marca de automóveis luxuosos, a primeira fabricante automóvel britânica a estrear-se em bolsa em mais de três décadas. As ações da Aston Martin estão a desvalorizar 6,6%, para 17,75 libras, perdas que entretanto aliviaram, mas que rondam ainda os 5%.
Aston Martin nas primeiras horas de negociação
O desempenho na estreia comprova o reduzido apetite dos investidores ainda durante o IPO. A empresa definiu um intervalo de preços para as ações entre 17,5 e 22,5 libras, acabando por vender os títulos a 19 libras.
Ao preço do IPO, a Aston Martin foi para a bolsa a valer 20,7 vezes os seus resultados do primeiro semestre, uma avaliação que os investidores consideram ser demasiado elevada. A concorrente Ferrari negoceia a cerca de 21 vezes o valor ajustado aos resultados esperados para 2018.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aston Martin derrapa na estreia em bolsa. Cai 5% em Londres
{{ noCommentsLabel }}