5 coisas que vão marcar o dia

O início da subscrição das ações da Sonae MC, a reunião da Autoeuropa com trabalhadores, a decisão sobre a operação Fizz e a divulgação do novo Nobel da Economia marcam o arranque da semana.

Os acontecimentos que marcam o primeiro dia da semana são transversais a diferentes áreas. Destaque para o início do período para a subscrição das ações da Sonae MC, mas também para mais uma reunião entre a administração da Autoeuropa e os trabalhadores. Terá início também a leitura do acórdão da operação Fizz, sendo ainda conhecido o nome do novo Nobel da Economia. Conte ainda com combustíveis mais caros a partir desta segunda-feira.

Quer ações da Sonae MC? Subscrição arranca hoje

A Sonae MC está quase a chegar ao mercado de capitais português. O prospeto da operação já foi aprovado pela CMVM. Chega agora a vez de os investidores interessados em participar na Oferta Pública de Venda da empresa que detém a cadeia de hipermercados Continente tomarem posição. A oferta de ações arranca esta segunda-feira, estando os títulos disponíveis para subscrição tanto por pequenos investidores como por grandes a um intervalo de preços de 1,40 e 1,65 euros. O período de subscrição termina a 17 de outubro para os pequenos investidores, e um dia depois para os institucionais.

Administração da Autoeuropa reúne-se com trabalhadores

A laboração contínua já está em vigor há mais de um mês na Autoeuropa, mas a Comissão de Trabalhadores (CT) e administração da fábrica da Volkswagen ainda não conseguiram chegar a um acordo. A empresa está a ceder em algumas das exigências, mas as propostas ficam aquém tanto em termos da atualização salarial pretendida como da compensação adicional pelo trabalho ao fim de semana. A CT pede mais. As reuniões vão continuar. A próxima é já nesta segunda-feira.

Decisão do Tribunal sobre a Operação Fizz

O acórdão da Operação Fizz, na qual está a ser julgado o ex-procurador do Ministério Público Orlando Figueira e o advogado Paulo Blanco, por vários crimes económicos, foi agendado para esta segunda-feira, 8 de outubro. O julgamento da Operação Fizz teve início a 22 de janeiro e assenta na acusação de que Orlando Figueira recebeu 760 mil euros para arquivar processos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), um deles o caso da empresa Portmill, relacionado com a aquisição em 2008 de um imóvel de luxo situado no Estoril. A leitura do acórdão será às 14h00.

Preços dos combustíveis sobem… e muito

A partir desta segunda-feira conte com uma subida acentuada nos preços dos combustíveis, para um novo máximo de pelo menos abril de 2015. Abastecer o carro com gasóleo vai custar mais três cêntimos, com o preço do litro a subir até aos 1,428 euros por litro. Para a gasolina o aumento é de dois cêntimos, o que coloca o preço do litro deste combustível nos 1,60 euros. A culpa é da escalada dos preços do petróleo que subiram acima dos 85 dólares.

O Nobel da Economia vai para…

Uma semana após o início da atribuição dos Prémios Nobel, chega a vez de saber a quem será atribuído o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel. Não sendo um Nobel por não ser agraciado por vontade expressa do filantropo, mas sim uma condecoração estabelecida pelo banco central sueco, dada a sua importância é anunciado juntamente com estes prémios. Em 2017, o prémio foi atribuído a Richard Thaler, cujos estudos ajudam a perceber como o comportamento humano muitas vezes se desvia dos modelos teóricos. O anúncio do vencedor deste ano será às 10h45 de Lisboa. O prémio vai para…

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião