EDP obtém 600 milhões de euros em “obrigações verdes”. Juro fica abaixo de 2%

  • ECO
  • 9 Outubro 2018

A EDP obteve 600 milhões de euros com a emissão de green bonds. A empresa vai pagar um juro de 1,959% por dívida a sete anos, uma taxa superior à exigida pelos investidores ao Estado.

A EDP Finance obteve 600 milhões de euros com a emissão de “obrigações verdes” a sete anos, uma operação realizada esta terça-feira. A empresa vai pagar uma taxa de juro de 1,959%, de acordo com informações avançadas pela empresa à CMVM. A taxa confirmada pela elétrica portuguesa é inferior à taxa de 1,98%, que tinha sido avançada pela Bloomberg.

“A EDP Finance fixou hoje [terça-feira] o preço de uma emissão de títulos representativos de dívida (‘notes’) no montante de 600 milhões de euros com vencimento em outubro de 2025, cupão de 1,875%, a que corresponde uma yield de 1,959%”, lê-se na comunicação da empresa aos mercados.

Assim, a taxa a pagar pela EDP por estas “obrigações verdes”, ou green bonds, — instrumento de dívida que permite às empresas e Estados captar investimento para projetos existentes ou para projetos novos, aos quais estejam associados benefícios ambientais — ficará abaixo dos 2%.

Ao pagar um juro de 1,959%, a elétrica vai financiar-se a um custo superior ao do Estado, uma vez que as obrigações do Tesouro a sete anos negoceiam no mercado obrigacionista secundário com um juro de 1,466%. A taxa a dez anos superou a fasquia dos 2%.

Na última operação de financiamento, a 20 de junho, a EDP levantou 750 milhões de euros em obrigações a 7,5 anos, com uma taxa de juro fixada em 1,67%.

A emissão de “obrigações verdes” pela EDP Finance foi coordenada por nove bancos: BNP Paribas, CaixaBank, Citi, ICBC, ING, JPMorgan Chase, Mediobanco, BCP e Mitsubishi Financial Group.

(Notícia atualizada às 16h30 com informação sobre o fim da operação e montante levantado pela EDP Finance)

Evolução do preço das ações da EDP na bolsa de Lisboa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP obtém 600 milhões de euros em “obrigações verdes”. Juro fica abaixo de 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião