Facebook lança Portal: um dispositivo inteligente para videochamadas

Dispositivo inteligente conta com uma versão normal e uma versão plus, sendo que os preços variam entre os 173 e os 304 euros, consoante o modelo.

O Facebook quer completar a sua presença online com os seus próprios dispositivos. Se, há uns dias, estava a apresentar um ecrã para realidade virtual, agora acaba de lançar, nos Estados Unidos da América, o Portal e o Portal+, avança esta terça-feira o Tech Crunch (acesso livre, conteúdo em inglês).

Trata-se de um aparelho direcionado para videochamadas, com câmara integrada e um sistema de som dotado de inteligência artificial. O objetivo é que o utilizador possa falar com os seus contactos em qualquer parte, sem perturbar ou interromper as suas atividades diárias. Por exemplo, na cozinha enquanto prepara o jantar ou, na sala, enquanto arruma ou está simplesmente a descansar.

Para isso, e graças ao sistema de som com IA, o utilizador não precisa de estar em frente ao ecrã para ouvir bem ou fazer com que, do outro lado, também o oiçam. O sistema reduz os ruídos de fundo, otimizando apenas a voz do interlocutor. Quanto à imagem, também não tem de se preocupar, já que o Portal segue as suas ações. A câmara do Portal conta com um zoom que procura o interlocutor e coloca-o sempre em primeiro plano, ainda que mantenha todos os outros em vista no ecrã.

Para não se esquecer de ninguém da sua lista de contactos, o Portal permite ainda que o utilizador se conecte com os contactos do Facebook Messenger.

De acordo com o Facebook, os aparelhos contam com um ecrã de 10 polegadas (25,4 centímetros de diagonal) ou de 15 polegadas (38 centímetros de diagonal) e com resoluções de 1.200 por 800 e 1.920 por 1.080, consoante o modelo (Portal ou Portal+).

Os dispositivos já estão disponíveis para pré-encomenda nos Estados Unidos, através da própria web da companhia, em Amazon e em Best Buy, embora só comecem a ser entregues em novembro. Quanto ao preço, o modelo mais pequeno custa 199 dólares, cerca de 173 euros, e o maior tem um preço de 349 dólares, o equivalente a 304 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Facebook lança Portal: um dispositivo inteligente para videochamadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião