IRS. Gastos com educação e rendas de casa no interior valem bónus

  • ECO
  • 15 Outubro 2018

Contribuintes com estas despesas poderão abater 700 euros. Governo alarga a entrega da declaração anual do imposto até final de junho.

As despesas com a educação e com as rendas de casa para quem está localizado no interior do país vão valer um bónus na altura de entregar o IRS. Segundo avança o Diário de Notícias (acesso pago), os contribuintes que tenham este tipo de gastos vão poder abater mais 700 euros ao imposto do que uma família que reside e estuda em Lisboa ou no Porto.

Também estudantes que frequentem estabelecimentos de ensino no interior vão poder abater 40% das suas despesas, até ao limite de mil euros.

Quanto às rendas, este regime será mais vantajoso comparado com o que vigora para a generalidade das famílias e que determina que estas podem reduzir o IRS até um máximo de 502 euros.

Entrega do IRS alargada

Em 2019, o Governo aumentou o prazo de entrega da declaração do IRS, passando a ser feita entre 1 de abril e 30 de junho, dando aos contribuintes mais um mês para tratarem desta obrigação declarativa. O final de junho passa a ser a data limite, independentemente de coincidir com um feriado ou fim de semana. Nas regras agora em vigor, o prazo final avança para o dia útil seguinte se coincidir com um feriado, sábado ou domingo.

Esta medida vai ao encontro de uma proposta da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), que tinha alertado para o facto de abril e maio serem meses para o cumprimento de várias obrigações declarativas por parte das empresas, pelo que a coincidência com o IRS dos particulares acabava muitas vezes por sobrecarregar o acesso ao Portal das Finanças.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IRS. Gastos com educação e rendas de casa no interior valem bónus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião