CGD prefere vender filiais em Espanha e África do Sul a Abanca e Capitec

  • ECO
  • 19 Outubro 2018

Banco público e Governo contam vender bancos em Espanha e África do Sul até final do ano. Paulo Macedo tem favoritos mas decisão final está do lado do Executivo.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já transmitiu ao Ministério das Finanças quais os candidatos preferidos para ficaram com as filiais em Espanha e na África do Sul. Vender o espanhol Banco Caixa Geral ao Abanca mantém-se no topo das preferências para a equipa de Paulo Macedo. Já o sul-africano Mercantile Bank é desejado que seja vendido ao Capitec.

A informação é avançada esta sexta-feira pelo Jornal de Negócios (acesso pago), que dá conta que o processo de venda das duas filiais deverá ficar fechado até final do ano.

No caso de Espanha, a imprensa espanhola adiantou que o Abanca surge bem posicionada para ficar com o negócio da CGD, apresentando a melhor proposta face à concorrência que inclui ainda o Cajamar e o fundo norte-americano Cerberus. As ofertas pelo Banco Caixa Geral rondam os 250 milhões de euros.

Na África do Sul, o Mercantile Bank tem quatro candidatos à sua compra: o consórcio composto pela Arise e Grindod, outro consórcio chamado Riqueza e formado pela Public Investment e pela Bayport Financial, o Capitec Bank e ainda o Nedbank Group.

Os compradores do Banco Caixa Geral e do Mercantile Bank terão de pagar logo 10% do valor da oferta à cabeça, o que deverá implicar prestações iniciais de 25 milhões de euros e de 6,4 milhões de euros pelos respetivos negócios espanhol e sul-africano.

A decisão relativamente ao comprador está nas mãos do Governo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGD prefere vender filiais em Espanha e África do Sul a Abanca e Capitec

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião