Inapa dispara 24% após anunciar compra de papeleira alemã

Papeleira portuguesa registou a melhor sessão em mais de cinco anos, depois de ter anunciado a aquisição da Papyrus Deutschland, que faturou 560 milhões de euros em 2017.

A Inapa disparou na bolsa de Lisboa esta quarta-feira, tendo evidenciado forte apetite comprador dos investidores, depois de ter anunciado a aquisição da papeleira alemã Papyrus Deutschland, que tem um volume de negócios anual de mais de 500 milhões de euros.

As ações da empresa portuguesa avançaram 23,97% para 0,12 euros, o valor mais elevado desde 22 de junho. Foi a melhor sessão da Inapa desde janeiro de 2013, há mais de cinco anos, quando a dia 23 desse mês fechou com um ganho de 33%.

Mais de 980 mil títulos foram trocados entre os investidores, bem acima da média diária de negociação dos últimos meses de cerca de 81 mil títulos, um indicador do forte interesse que a Inapa está a registar na sessão desta quarta-feira.

Isto acontece depois de a empresa portuguesa que se dedica à distribuição de papel ter comunicado ao mercado que vai comprar a Papyrus Deutschland, “que teve um volume de negócios de 561 milhões de euros em 2017”. O objetivo passa por juntar o negócio da Papyrus Deutschland com o negócio da sua subsidiária alemã, a Papier Union, que “teve um volume de negócios de 389 milhões de euros no mesmo período”.

Inapa dispara na bolsa

A Inapa informou ainda que a transação será paga parcialmente através da emissão de obrigações convertíveis em ações. Vai emitir títulos que vão corresponder a 23% de todo o capital da Inapa em caso de conversão total, indicou.

A operação encontra-se sujeita à aprovação da Concorrência alemã, devendo ficar concluída em dezembro.

Em setembro, a Inapa anunciou que os lucros da empresa caíram 80% para 100 mil euros no primeiro semestre do ano, face aos 500 mil euros do período homólogo.

(Notícia atualizada às 17h13 com cotações de fecho)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inapa dispara 24% após anunciar compra de papeleira alemã

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião