Galp sobe mais de 1% com lucros de 598 milhões. Lisboa acompanha ganhos da Europa

A petrolífera reportou um aumento de 54% dos lucros até setembro e está a valorizar mais de 1% em bolsa. Praças europeias recuperam das quedas da semana passada.

Depois de um começo tardio, motivado por problemas técnicos que atrasaram a abertura das bolsas da Euronext, a praça de Lisboa arrancou a semana em alta, acompanhando a tendência de recuperação que se faz sentir também no resto da Europa. A bolsa portuguesa está a ser impulsionada pelos ganhos do setor energético, com destaque para a Galp, que avança mais de 1% depois de ter reportado um aumento dos lucros no conjunto dos nove primeiros meses do ano.

O PSI-20 segue a valorizar 0,64%, para os 4.956,41 pontos, com apenas três cotadas em queda, uma inalterada e as restantes em alta.

A contribuir para este movimento está o setor energético, com a EDP a subir 1,61%, para os 3,1 euros por ação. Mas o destaque vai para a Galp, que começa a recuperar das quedas expressivas registadas na semana passada e avança agora 1,3%, para os 15,19 euros por ação, depois de ter reportado um aumento de 54% dos lucros no conjunto de janeiro a setembro, para 598 milhões de euros.

Os resultados da petrolífera foram impulsionados pelo aumento da produção e pela subida dos preços de venda do petróleo e do gás natural. Esta semana poderá, assim, ser de alívio para o desempenho bolsista da Galp, que tem sido penalizada pela guerra comercial e pela instabilidade geopolítica. No conjunto do mês de outubro, já desvalorizou perto de 15%.

Também o BCP está a contribuir para os ganhos do PSI-20, ao avançar 1,57%, para os 22 cêntimos por ação, assim como a Semapa, que ganha 1,84%, para os 16,58 euros por ação.

A Pharol é a cotada com o melhor desempenho, ao valorizar 2,02%, para os 14 cêntimos por ação, depois de ter anunciado que o aumento de capital aprovado pela Oi no final da semana passada, que a Pharol contesta, está suspenso até que seja proferida uma nova decisão.

No resto da Europa, a tendência também é positiva, numa altura em que as bolsas corrigem das perdas das últimas sessões. O Stoxx 600 está a ganhar 1% e o destaque vai para a praça italiana, que já soma mais de 2,2%, numa altura em que os investidores festejam a decisão da Standard & Poor’s de ter mantido o rating da dívida italiana em nível de investimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp sobe mais de 1% com lucros de 598 milhões. Lisboa acompanha ganhos da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião