Revista de imprensa internacional

A reunião de Centeno com o Governo italiano não deu os resultados que Bruxelas esperava. Roma tem até terça-feira para apresentar um novo Orçamento. Quanto ao Brexit, as incertezas continuam.

A reunião do presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, com o Governo italiano não deu os resultados que Bruxelas esperava. Roma tem até terça-feira para apresentar um novo Orçamento, caso contrário a Comissão Europeia terá de tomar medidas. Quanto ao Brexit, as incertezas continuam, com mais uma demissão e dúvidas sobre a aprovação no Parlamento. Em França, apesar do abrandamento da indústria em outubro, os serviços continuam a crescer e o setor da construção a avançar, o que faz esperar um crescimento de 0,4% no quarto trimestre do ano.

Bloomberg

Bruxelas prepara-se para “batalha” orçamental com Roma

A Comissão Europeia está pronta para intensificar a “batalha” orçamental com a Itália. As autoridades em Bruxelas vão dar início a um processo disciplinar contra Roma, na sequência do Governo italiano não alterar o Orçamento do Estado para 2019. Tal processo só será impedido caso Itália — que tem até terça-feira para enviar um novo Orçamento — assuma uma nova posição e mude de ideias. O primeira proposta orçamental de Roma foi chumbada pela União Europeia (UE), que tem insistido em tentar aproximar as posições de Bruxelas e da capital italiana, quanto às metas orçamentais do Governo transalpino. Leia a notícia completa em Bloomberg (acesso livre, conteúdo em inglês).

Expansión

Theresa May empenhada em fazer Brexit avançar. Mesmo com um Governo dividido

Ao mesmo tempo que as dúvidas sobre a aprovação do Brexit pairam sobre o Reino Unido, a primeira-ministra britânica está a enfrentar um Governo dividido. O pessimismo voltou ao Reino Unido, com a possibilidade — mais evidente nas últimas horas — de que o Parlamento britânico bloqueie qualquer tentativa do Governo de May aprovar uma saída da União Europeia sem um acordo com Bruxelas, o que poderia causar uma situação de caos. A semana passada terminou com a demissão do Jo Johnson, opondo-se ao plano para o Brexit da primeira-ministra. Leia a notícia completa em Expansión (acesso livre, conteúdo em espanhol).

AFP

França deverá crescer 0,4% no quarto trimestre

França deverá registar um crescimento de 0,4% no quarto trimestre deste ano, segundo a primeira estimativa do Banco de França, revelada esta segunda-feira, o que representa um ritmo idêntico ao do trimestre anterior. Em outubro a indústria sofreu um abrandamento, sobretudo devido à indústria automóvel, mas “os serviços continuam a crescer rapidamente” e o setor da construção avança claramente, sublinha o banco central. Para o conjunto do ano, a previsão Do Instituto de Estatística francês, assim como do Fundo Monetário Internacional, é de um crescimento de um crescimento de 1,6%, menos 0,1 pontos percentuais do que o previsto pelo Executivo de Emmanuel Macron. Leia a notícia completa em Agence France-Presse (acesso livre, conteúdo em francês).

Cinco Días

Banco de Espanha quer mais formação para novos conselheiros da banca

O regulador espanhol exige mais formação aos novos conselheiros da banca, explicando que há contratações que não preenchem os critérios necessários para o desempenho de funções nos conselhos de administração dos bancos. Os supervisores criticam a existência de políticos sem experiência nem conhecimento a ocuparem postos relevantes. O mecanismo único de supervisão do Banco Central Europeu (BCE), dedicado a monitorizar a atividade bancária junto das entidades nacionais, como o Banco de Espanha, está de acordo. Diz que os consultores bancários devem estar preparados para desempenhar funções e devem ter o aval do Banco de Espanha ou até, quando apropriado, do BCE. Leia a notícia completa em Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Reuters

Tecnologia pode ajudar energéticas a poupar vários milhões de euros

A consultora Wood Mackenzie diz que as energéticas podem, num espaço de cinco anos, vir a poupar 73 mil milhões de dólares por ano, cerca de 64 mil milhões de euros, através da tecnologia. Só ao nível da exploração, a Wood Manchenzie aponta para poupanças na ordem dos 15 mil milihões de dólares, o equivalente a 13 mil milhões de euros. O relatório diz que através do uso da tecnologia seria possível uma perfuração mais rápida, precisa e com menos probabilidade de encontrar um poço seco. A empresa norueguesa Equinor, que aplicou novas tecnologias, foi apontada como exemplo. A rapidez da abertura dos poços poderá aumentar entre 15% a 20% até 2020. Leia a notícia completa em Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião