Sonae admite voltar à bolsa. “Estaremos atentos a novas oportunidades” para a Sonae MC

A Sonae admite que poderá voltar a estudar a operação de OPV da Sonae MC. No curto prazo não, "mas no futuro estaremos atentos a novas oportunidades".

A Sonae admite voltar a avançar com a Oferta Pública de Venda (OPV) da Sonae MC, operação que fracassou no início de outubro e que a empresa justificou com as “condições adversas de mercado”.

No dia em que são conhecidos os resultados da empresa fundada por Belmiro de Azevedo, cujos lucros atingiram os 200 milhões de euros, a Sonae admite que poderá voltar a estudar a operação. Fonte oficial da Sonae adianta, em declarações ao ECO, que “no curtíssimo prazo não porque os mercados continuam instáveis, mas no futuro estaremos atentos a novas oportunidades”.

Ainda segundo a mesma fonte, a Sonae “está constantemente, nesta como noutras áreas, a olhar para a otimização do portefólio”. Até porque, acrescenta: “os méritos estratégicos subjacentes à operação mantém-se válidos quer para os acionistas da Sonae, quer para a Sonae MC”.

A Sonae decidiu cancelar a oferta pública que estava a decorrer justificando a opção com as tensões nos mercados.

“A Sonae SGPS informa que, face às condições adversas nos mercados internacionais, a oferta institucional não se concretizará, o que determinará, consequentemente, a não execução da oferta pública de venda de ações da Sonae MC” afirmou a empresa em comunicado a 11 de outubro, exatamente uma semana após a aprovação do prospeto por parte da CMVM.

Em causa estava a venda de 21% do capital da Sonae MC, com a grande fatia a ser destinada aos investidores institucionais.

Sobre os custos da operação, a mesma fonte sublinha que “já se refletem nos resultados agora apresentados, mas que são residuais”, uma vez que os bancos que integravam o sindicato bancário “apenas receberiam caso a operação fosse concretizada”.

Ainda assim, a mesma fonte faz questão de frisar: “é um valor que não foi perdido, porque a Sonae MC se tornou uma empresa mais sólida, e transforma o portefólio do grupo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae admite voltar à bolsa. “Estaremos atentos a novas oportunidades” para a Sonae MC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião