Aicep assina contrato de 42 milhões com Sonae Arauco em Mangualde

  • ECO e Lusa
  • 16 Novembro 2018

A Aicep e a Sonae Arauco Mangualde assinaram um contrato-programa no valor de 42,4 milhões de euros, um investimento destinado à sustentabilidade ambiental da fábrica.

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep) e a Sonae Arauco Mangualde assinaram esta sexta-feira um contrato-programa no valor de 42,4 milhões de euros, um investimento destinado à sustentabilidade ambiental da unidade.

A cerimónia da assinatura contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, que considerou esta parceria de financiamento “absolutamente essencial para apoiar a modernização, a inovação, a internacionalização, mas também a localização e fixação das empresas no interior do país”.

O primeiro-ministro enfatizou ainda que “não há nenhuma fatalidade do país relativamente ao interior, pelo contrário”, o interior é, no seu entender, “a área do território que está por aproveitar e para aumentar o potencial de crescimento”, mas é preciso “ter capacidade de mobilizar”.

O contrato programa, no valor de 42,4 milhões de euros, foi assinado entre a Aicep e a Sonae Arauco Mangualde, que pertence à Sonae Indústria e ao grupo chileno Arauco e tem como principais clientes, em Portugal, o IKEA, o grupo Amorim e a Navigator. Este projeto com apoios apoios comunitários de sete milhões de euros, confirmou ao ECO fonte oficial do Compete.

Com este investimento, a empresa sediada em Mangualde, que ardeu parcialmente nos incêndios de outubro do ano passado, vai criar mais dez postos de trabalho para e reforçar o investimento na “sustentabilidade ambiental do processo produtivo da unidade”, explicou o administrador geral, Rui Correia.

O administrador acrescentou que o investimento vai no sentido de “implementar uma nova linha de produção de painéis de MDF de espessura reduzida, com elevada flexibilidade, eficiência, capacidade produtiva e elevadas características de sustentabilidade ambiental e ainda com capacidade para promover o alargamento da gama de produtos”.

Desta forma, continuou, a “empresa potenciará a concentração em Portugal do fornecimento de MDF fino para o mercado nacional e para mercados de exportação, através da produção destes produtos em Mangualde, substituindo assim, as atuais importações”.

A visita do primeiro-ministro a esta empresa de madeiras encerrou a tarde de visitas no concelho de Mangualde, onde passou pela Meviva, que funciona há três meses neste município do distrito de Viseu, e pela vizinha Lear, ambas da indústria de componentes automóveis que fornecem a fábrica de automóveis PSA Mangualde.

“Ao longo desta tarde, só neste concelho de Mangualde, podemos verificar como o facto de uma grande multinacional com o a PSA ter reforçado e renovado o seu investimento na produção de um novo modelo, aqui na sua fábrica de Mangualde, ajudou a localizar aqui duas novas unidades fabris para poderem fornecer componentes para a indústria automóvel”, destacou António Costa.

(Artigo atualizado com o valor dos apoios comunitários)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aicep assina contrato de 42 milhões com Sonae Arauco em Mangualde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião