5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que o Parlamento continua a discutir na especialidade o OE para o próximo ano, o Banco de Portugal promove a conferência "Desenvolvimento económico português no espaço europeu".

Mais uma semana e mais um dia que o Orçamento do Estado para o próximo ano volta a estar em cima da mesa, na discussão na especialidade, depois de terem sido apresentadas centenas de propostas de alteração. Enquanto isso, o Banco de Portugal promove uma conferência sobre o desenvolvimento económico do país na Europa. Ainda esta segunda-feira, os portugueses vão poder abastecer os automóveis a preços mais reduzidos, uma vez que os combustíveis voltam a descer, desta vez 1,5 cêntimos.

Parlamento continua a discutir o OE

Mais um dia à volta da proposta do Orçamento do Estado (OE) para o próximo ano, que será discutido na especialidade até 29 de novembro. Esta manhã serão elaborados os guiões de votação e, ao final da tarde, analisado o primeiro guião de votação. Na sexta-feira, dia em que terminou o prazo para a entrega de propostas de alteração, deram entrada no Parlamento centenas de propostas, entregues por todos os partidos com assento parlamentar. Reformas antecipadas, atualização dos escalões de IRS, propinas e especulação imobiliária são alguns dos temas que estarão em cima da mesa.

Como está o país a desenvolver-se a nível europeu?

A economia nacional cresceu 2,1% no terceiro trimestre do ano, em termos homólogos, conseguindo um resultado acima da média comunitária (1,9%). Numa altura em que o país caminha no bom sentido em termos económicos, o Banco de Portugal (BdP) realiza a sua 9.ª conferência sob o tema “Desenvolvimento económico português no espaço europeu”. O evento arranca às 9h00, com a intervenção de Carlos Costa, e termina com a vice-governadora da instituição, Elisa Ferreira. Durante o dia serão debatidos vários temas ligados às empresas.

Reforma da Zona Euro em debate. Itália em destaque

Há reunião do Eurogrupo. Os ministros das Finanças, com Mário Centeno como líder, vão sentar-se à mesa para debaterem a reforma da Zona Euro. Contudo, as atenções estarão viradas para o que vai acontecer à margem deste encontro, com Itália está no centro das atenções depois de ter recusado alterar a proposta de orçamento que mereceu o chumbo de Bruxelas.

Quantas filiais estrangeiras há em Portugal?

À medida que aumenta o peso de cidadãos e entidades internacionais no país, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) vai publicar as estatísticas referentes ao número de filiais que as empresas estrangeiras tinham em território nacional no ano passado. Há dois anos existiam 6.360 filiais, que representavam 1,7% do total de sociedade não financeiras. A maioria delas era controlada por empresas com sede nos Estados-membros da União Europeia, com destaque para Espanha, França e Alemanha.

Combustíveis voltam a descer. Gasolina cai pela sexta semana

São boas notícias para quem utiliza o automóvel. Os preços dos combustíveis voltam a descer e, esta semana a queda é de 1,5 cêntimos por litro. Abastecer com um litro de gasóleo deverá custar 1,3886 euros e com gasolina 1,567 euros. A gasolina cai mesmo pela sexta semana consecutiva, tendo desvalorizado quase nove cêntimos num mês, recuando para o valor mais baixo desde abril. Estas descidas acontecem na sequência da evolução dos preços do petróleo e derivados na última semana nos mercados internacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião