Exportações impulsionam produção automóvel em Portugal. Aumento é de quase 40% em outubro

Foram produzidos mais de 27.700 veículos ligeiros e pesados em terreno nacional em outubro. A maior parte dos veículos teve como destino o mercado externo.

A produção automóvel em Portugal registou um aumento em relação ao ano passado, tanto no mês de outubro como no acumulado desde janeiro. Este crescimento deve-se principalmente às exportações, com a maior parte da produção destinada a mercados externos.

A produção automóvel cresceu quase 40% em outubro, face ao mesmo período do ano passado. Foram produzidos 27.751 veículos ligeiros e pesados no mês passado, no que foi uma subida homóloga de 39,2%, segundo os dados revelados pela Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP). O mês de outubro viu um aumento na produção de todas as categorias de veículos, em relação ao 2017.

No que toca à produção acumulada, de janeiro a outubro deste ano, o aumento foi ainda superior, de 80,3% em relação ao ano anterior. A produção de ligeiros de passageiros nos primeiros dez meses do ano chegou mesmo a duplicar em relação ao mesmo período de 2017, tendo sido produzidas quase 195 mil unidades.

Numa altura em que as vendas de automóveis em Portugal estão a cair desde agosto, as exportações são as principais responsáveis pelo aumento na produção. A grande maioria dos veículos fabricados em Portugal nos primeiros dez meses do ano, 96,8%, tiveram como destino o mercado externo.

As exportações registaram um crescimento acumulado de 82,4% em termos homólogos, indica a ACAP. Os europeus são os principais clientes da produção nacional, nomeadamente a Alemanha e a França. No mercado asiático, é a China o país que recebe mais carros de fabrico português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações impulsionam produção automóvel em Portugal. Aumento é de quase 40% em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião