Novo Banco ainda não aplica juros negativos. Há falha técnica

  • ECO
  • 19 Novembro 2018

O banco invoca razões técnicas para não ter ainda aplicado a nova legislação que obriga à devolução dos juros negativos no crédito da casa, mas diz que vai regularizar a situação.

Quase cinco meses após a entrada em vigor da nova legislação, o Novo Banco continua a não aplicar os juros negativos no crédito à habitação. O banco invoca razões técnicas para a não aplicação da medida, adiantando contudo que após resolvida a situações irá devolver os juros referidos ao tempo já decorrido, avança o Jornal de Negócios (acesso condicionado).

“O Novo Banco irá deduzir ao capital em dívida do crédito o valor negativo da taxa de juro”, refere uma nota publicada no site da instituição financeira liderada por António Ramalho, citada pelo diário. “Esta revisão extraordinária tem impactos relevantes nos processos informáticos, operativos, contabilísticos e de reporte do banco relativos aos contratos de crédito abrangidos, pelo que não nos será possível repercuti-la desde já”, explica a mesma nota.

Apesar dos problemas técnicos, o Novo Banco acrescenta que “garante a sua integral aplicação com efeitos reportados à data da aplicação da referida revisão”.

A obrigação de os bancos devolverem aos clientes o valor dos juros do crédito habitação sempre que resultassem num valor negativo entrou em vigor em julho, sendo que a medida suscitou muitas críticas por parte dos bancos, que salientavam o impacto que tal poderia ter sobre as suas contas.

O Novo Banco é a terceira instituição com mais financiamentos abrangidos pela nova legislação, com cerca de 3.700 créditos em que as taxas de juro estão negativas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Banco ainda não aplica juros negativos. Há falha técnica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião